A insatisfação com o nariz faz muitas pessoas optarem por realizar a Rinoplastia, mas em alguns casos, além da parte estética também existe uma queixa funcional. Para essas pessoas, associar a Rinoplastia com a Septoplastia é a combinação perfeita.
Se você tem dúvidas sobre esta associação, leia o texto!
O que é a Rinoplastia?
Através da Rinoplastia, a cirurgia plástica de nariz, o cirurgião plástico pode alterar formato e tamanho do nariz, alinhando e proporcionando mais harmonia facial. Essa é uma das cirurgias plásticas mais realizadas em todo o mundo.
Para realizar a Rinoplastia não existe uma idade limite, mas para meninos o ideal é que seja realizada após os 17 anos, pois neste período se entende que a formação óssea já esteja completa.
No caso de meninas, normalmente o desenvolvimento é mais precoce e a cirurgia pode ser realizada a partir dos 15 anos. No entanto, a Rinoplastia é bastante procurada por mulheres e por homens de todas as idades.
O que é a Septoplastia?
O desvio de septo pode ocorrer em decorrência de deformidades ao longo da infância e adolescência ou ser ocasionado por algum trauma que o paciente tenha tido.
Com a obstrução nasal o paciente pode ter dificuldade em respirar, realizar atividades físicas por conta do cansaço, crises de Rinite e Sinusite frequentes, dores de cabeça e até mesmo problemas para dormir, como roncos e Apneia.
A Septoplastia é a cirurgia que permite corrigir o desvio de septo que ocasiona dificuldades ao paciente para respirar. É um procedimento de caráter funcional do nariz.
Leia Mais: Septoplastia conheça os benefícios e resultados
Como é feita a associação da Rinoplastia com a Septoplastia?
A Rinosseptoplastia como é conhecida, consiste em combinar a Rinoplastia com a Septoplastia. Este é um procedimento cirúrgico muito comum, pois irá alinhar a estética com a funcionalidade, proporcionando além do bem estar mais autoestima aos pacientes.
O cirurgião plástico fará a analise facial do paciente, explicando o que pode ser alterado para que o resultado final seja harmonioso. Cada caso é único e deve ser considerado dentro das expectativas do paciente e as possibilidades cirúrgicas.
A Septoplastia leve pode ser realizada pelo próprio cirurgião plástico juntamente com a Rinoplastia, mas se o desvio de septo for algo mais acentuado, o ideal é que tenha a intervenção do Otorrino da equipe.
Para que seja comprovado o desvio de septo, o cirurgião plástico solicitará uma tomografia dos seios da face, exame que possibilita confirmar a alteração nasal.
Leia Mais: Rinosseptoplastia
Quais as vantagens de se associar as duas cirurgias?
Pacientes que além da queixa funcional do desvio de septo, não estão satisfeitos com a aparência do nariz, devem optar por realizar a Rinoplastia e a Septoplastia em conjunto.
Associar procedimentos cirúrgicos é muito vantajoso ao paciente, o tempo cirúrgico de ambas é considerado seguro, é possível pós-operatório, só será necessária uma anestesia e o período de recuperação das duas cirurgias é basicamente o mesmo.
Os cuidados necessários, restrições de pós-cirúrgico e medicamentos também são semelhantes, o que facilita a rotina para o paciente. Além disso a satisfação de respirar melhor e ter uma relação de qualidade com a própria imagem são os maiores benefícios.
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de 30 anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!