Insatisfação com o nariz é algo bem comum, o nariz torto está entre as queixas mais frequentes dos pacientes que buscam a plástica no nariz, a famosa rinoplastia. Se você se interessa pela rinoplastia ou tem queixa sobre o nariz torto, confira o texto!
O descontentamento com a própria imagem pode gerar problemas de autoestima, situações de vergonha e dificuldades na socialização.
Por se tratar de uma área com grande destaque, a parte central de nosso rosto, o nariz concentra muitas dessas queixas e insatisfações, razão pela qual a rinoplastia figura entre os procedimentos cirúrgicos estéticos “queridinhos” em todo mundo.
É possível modificar o nariz através da cirurgia de rinoplastia, tratando diversos defeitos estéticos, como é o caso do nariz torto.
Esse procedimento exige grande habilidade e experiência do cirurgião plástico. A retificação do nariz nesse caso pode ser desafiadora, o recomendado é que seja realizada por um especialista em rinoplastia, com longa atuação na área.
O motivo para esse grau de dificuldade mais elevado é a memória da estrutura nasal. Essas estruturas do nariz tem a tendência de retornar à posição anterior, caso o procedimento não seja eficiente para fortalecê-las o suficiente.
Outro aspecto desafiador dessa cirurgia diz respeito à assimetria facial, isso pode deixar o procedimento mais complexo e dificultar a delimitação do alinhamento das estruturas nasais.
Se essa condição o (a) incomoda, você já deve ter pensado sobre cirurgia plástica ou pode estar se perguntando agora:
Como é feita a rinoplastia para correção do nariz torto?
Para corrigir o nariz torto, o cirurgião plástico especialista em rinoplastia, irá realinhar todas as estruturas do nariz com a linha média do rosto, dando assim aspecto mais simétrico para a face.
Para que isso ocorra o osso nasal, septo e cartilagem são reposicionados. O nariz com essa condição costuma ter formações tortas tanto externamente como internamente, a rinoplastia corrige não somente a aparência, pois todas as estruturas internas requerem atenção.
Um dos aspectos limitantes da respiração do paciente é o desvio de septo, que também pode ser responsável pode “entortar” o nariz. Em casos mais severos o cirurgião plástico pode trabalhar na cirurgia em conjunto com o otorrinolaringologista, assim melhorando a estética e funcionalidade do nariz.
Geralmente a cirurgia de rinoplastia que objetiva corrigir o nariz torto é aberta, pois assim o médico tem uma visão mais abrangente de todos os detalhes da estrutura nasal e do que deve ser reposicionado, isso inclui ossos, cartilagens e o septo, como mencionamos.
A rinoplastia tem benefícios amplos para quem deseja modificar o nariz por estar insatisfeito com a forma ou corrigir algum trauma ou pancada no rosto que o tenha afetado.
A ponta, as asas nasais e columela podem ser alteradas e melhoradas, assim como o tamanho pode ser aumentado ou reduzido. As técnicas cirúrgicas, equipamentos e anestesia evoluíram bastante ao longo dos anos, tornando a cirurgia plástica cada vez mais segura e eficaz.
A rinoplastia visa trazer harmonia ao rosto do paciente pela modificação do nariz, ressaltando sua beleza natural. Os benefícios da rinoplastia vão além do campo estético e tocam na confiança, bem estar e autoestima do paciente, fatores tão importantes para uma boa qualidade de vida.
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!