Pelo seu alto potencial embelezador, a Rinoplastia figura sempre entre os procedimentos mais procurados na área estética. Uma das maiores dúvidas das pessoas que sonham em realizar uma cirurgia plástica diz respeito à anestesia, para a Rinoplastia isso não é diferente.
Nesse texto vamos explicar sobre a anestesia para a cirurgia de Rinoplastia, se você se interessa por essa cirurgia plástica, leia e entenda mais!
Leia Mais: Rinoplastia tem potencial de embelezar e melhorar a face
Qual a importância da anestesia na cirurgia plástica?
Muitas pessoas almejam realizar uma cirurgia plástica, mas temem a anestesia, esse é um receio bem comum. Vamos lhe explicar mais sobre a anestesia e como ela é fundamental para sua segurança durante o procedimento.
A anestesia para a cirurgia estética é imprescindível para assegurar não somente a saúde da pessoa que está se submetendo ao procedimento, mas para amparar o cirurgião plástico.
Segundo informações do site da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), com o paciente devidamente sedado, o profissional pode realizar todas as técnicas e intervenções necessárias, de forma mais precisa, para obter o melhor resultado.
Por meio da medicação anestésica é possível momentaneamente impedir os estímulos enviados ao nosso cérebro, graças a isso o paciente não sente incômodos ou dor. Mesmo que o procedimento tenha caráter mais invasivo e a extensão das alterações necessárias seja maior, a anestesia também se mostra eficaz.
Os anestésicos também podem realizar o bloqueio dos músculos, evitando qualquer movimentação que possa colocar a cirurgia em risco. Outro efeito benéfico é que o paciente não se recorda do procedimento, o que não traz lembranças que possam tornar esse momento negativo de alguma forma.
Além da escolha de um excelente cirurgião plástico, com especialidade no procedimento e experiência em sua realização, a escolha do hospital e da equipe médica de apoio também é imprescindível. O médico Anestesiologista é responsável por aplicar a anestesia e monitorar o paciente durante toda a cirurgia.
Manter a respiração do paciente sob controle enquanto está sedado, acompanhar a pressão arterial e medicar para evitar a dor no fim do procedimento são algumas das importantes atribuições do Anestesiologista.
Qual a anestesia mais indicada para a cirurgia de Rinoplastia?
Geralmente a indicação da anestesia para a Rinoplastia é feita considerando o tempo cirúrgico, qual a extensão da intervenção necessária na cirurgia e qual a região do nariz será acessada. As expectativas do paciente também são consideradas para que ele fique bem tranquilo durante o procedimento.
Após a consulta, o próximo passo é o paciente realizar exames bem completos que demonstrem seu estado de saúde, a cirurgia de Rinoplastia só será realizada se os resultados forem favoráveis. A associação com outros procedimentos também é um fator a ser ponderado, por exemplo, associação com a correção funcional.
Leia Mais: Anestesia para Rinoplastia
Muitas pessoas desejam aliar os incríveis benefícios estéticos proporcionados pela Rinoplastia com a resolução das queixas como desvio de septo e hipertrofia de cornetos. Essas condições podem ser muito incômodas e prejudicar a respiração e qualidade de vida, portanto requerem intervenção cirúrgica em casos mais graves.
A comprovação de quadros funcionais e da sua gravidade também é feita por exames, além da avaliação clínica do cirurgião plástico, por exames de imagem, como a tomografia computadorizada dos seios da face. No caso de associação com outros procedimentos, o tempo cirúrgico aumenta, sendo necessária anestesia geral.
Além do quadro funcional, a Rinoplastia é uma cirurgia coringa no quesito associação. É frequentemente combinada a Blefaroplastia, Lipoaspiração de pescoço, Lifting facial, Lipoaspiração corporal, Otoplastia, entre outras cirurgias estéticas. Seu tempo cirúrgico é considerado seguro, por volta de duas horas a duas horas e meia.
A anestesia local com leve sedação também é muito eficiente, indicada para casos em que as modificações necessárias serão bem pequenas. Enquanto a medicação anestésica é aplicada na região do corpo onde ocorrerá a cirurgia, o paciente também vai lentamente sendo induzido para o sono com o sedativo.
Esse tipo de anestesia pode ser aplicado em cirurgias menores como Blefaroplastia, Lipoaspirações de pequeno porte ou no caso da Rinoplastia, quando a intervenção se localizar somente na pele e cartilagens e não no osso nasal.
O critério de segurança dos anestesistas e dos cirurgiões plásticos responsáveis quando é necessário realizar alterações na parte óssea, necessitando raspar o dorso ósseo ou acessar a base da pirâmide nasal é a anestesia geral. Ela proporciona maior segurança e controle das vias aéreas superiores do paciente, garantindo uma cirurgia tranquila e sem intercorrências.
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de 30 anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!