A cirurgia de Rinoplastia, também conhecida como plástica de nariz, só deve ser realizada em ambiente hospitalar, com toda a estrutura e equipe necessária para garantir a segurança do paciente.
Confira o texto e entenda mais sobre a internação de Rinoplastia!
O processo de decisão para uma cirurgia plástica com um potencial de mudança tão elevado como a Rinoplastia, deve ser pensado com calma. É preciso escolher um cirurgião plástico de credibilidade, com bastante experiência neste procedimento de alta complexidade.
Leia Mais: Razões para fazer uma Rinoplastia
Além de um ótimo profissional para realizar o procedimento, o local onde a cirurgia irá acontecer também é muito importante. A Rinoplastia não pode ser realizada no consultório do cirurgião plástico, deve ser em hospital com uso de anestesia.
Em casos nos quais as modificações serão mais realizadas na pele e cartilagens ou são intervenções menores a anestesia pode ser local. Para os pacientes que necessitam mudança na parte óssea do nariz ou para correção de desvio de septo, o indicado e mais seguro é a anestesia geral.
Quando outras cirurgias plásticas estão associadas à Rinoplastia também é indicada a anestesia geral, assim o médico anestesista tem maior domínio das vias respiratórias do paciente.
As técnicas de realização da Rinoplastia podem divergir entre aberta ou fechada, cada uma possui seus benefícios e a escolha se baseia na análise de cada caso pelo cirurgião plástico.
Quando o método é fechado, as incisões são feitas na parte interna do nariz. Quando é realizada no método aberto as incisões se localizam externamente, na região da columela (entre as narinas), porém as cicatrizes são quase imperceptíveis.
O período de duração da cirurgia de Rinoplastia fica entre duas a três horas, dependendo da extensão do que é necessário alterar. Nesse meio tempo o paciente deve ser monitorado e amparado por uma equipe competente e atenta às suas necessidades, assim o cirurgião plástico pode trabalhar mais calmamente.
É necessária a internação, mas a alta ocorre geralmente no mesmo dia do procedimento, por exemplo, ao operar pela manhã, já no início da noite é possível receber alta. O paciente sai do hospital somente usando um curativo, para auxiliar na moldagem do novo nariz.
Não é necessário ter acompanhante para a cirurgia, mas não é indicado que o paciente saia do hospital dirigindo. A liberação para dirigir só ocorre após a remoção do curativo do nariz, 7 a 9 dias depois.
Leia Mais: Quanto tempo de curativo após a Rinoplastia
O período de repouso costuma ser de uma semana em média, onde o paciente deve se afastar de suas atividades de rotina. O pós-operatório é indolor e somente alguns cuidados são recomendados, como não se expor ao sol, não usar óculos ou realizar exercícios físicos por no mínimo 2 meses.
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em Rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!