A Rinoplastia é uma cirurgia plástica que modifica o nariz, proporcionando mais harmonia aos traços e ressaltando a beleza do rosto. No entanto, outros benefícios podem ser obtidos além da estética. Confira o texto e entenda mais!
De acordo com as expectativas do paciente e indicações médicas adequadas para cada caso, a cirurgia de Rinoplastia se divide em três classes: a Estética, a Funcional e a Reparadora.
A indicação do método adequado será feita após consulta e análise de exames por um cirurgião plástico especialista em Rinoplastia ou por médico otorrinolaringologista, os únicos profissionais capacitados para realizar tal procedimento.
O que é a Rinoplastia Estética?
Quando o paciente possui apenas queixas relacionadas à aparência do nariz, seja por tamanho avantajado e desproporcional, por ponta arredondada ou ponta caída ou por dorso muito elevado, a indicação mais adequada é a Rinoplastia Estética.
Leia Mais: O que é uma cirurgia estética?
Esse procedimento corrige assimetrias na forma do nariz, equilibrando os traços. Sua capacidade de embelezamento facial é muito expressiva, capaz até mesmo de trazer rejuvenescimento ao rosto.
O que é a Rinoplastia Funcional?
Quando a indicação mais correta é a Rinoplastia Funcional significa que o paciente demonstra dificuldade respiratória. Essa condição pode estar relacionada a processos alérgicos como Rinite e Sinusite, mas também a um desvio de septo ou hipertrofia de cornetos.
O desvio de septo é bem comum, a maioria das pessoas possui algum grau desse desvio, porém em casos mais graves isso impede a passagem do ar pelas narinas e prejudica a respiração.
O septo se localiza entre as cavidades nasais, formado por tecidos como cartilagem, mucosas e osso. Quando o septo tende mais para um lado que para outro, temos um quadro de desvio de septo.
Leia Mais: Qual a importância da Rinoplastia Funcional?
A dificuldade respiratória pode se evidenciar ao realizar exercícios e até mesmo ao dormir, produzindo roncos. Quando as estruturas internas do nariz estão muito tortas, isso se reflete externamente pela aparência igualmente torta.
A hipertrofia dos cornetos é outra condição que também pode ser bem incômoda, isso acontece quando estruturas internas do nariz chamadas de Conchas Nasais atingem um tamanho exagerado, dificultando a função respiratória.
A Rinoplastia Estética e a Funcional se fundem frequentemente para proporcionar um nariz bonito e mais qualidade de vida ao paciente, pela melhoria da respiração. Os benefícios da Rinoplastia Funcional são muito significativos pois vão além da imagem, oferecendo um incrível bem estar.
O que é a Rinoplastia Reparadora?
Além da Rinoplastia Estética e da Funcional, temos também a Rinoplastia Reparadora, esse último método corrige problemas causados por traumas sofridos no nariz, seja por acidentes, pancadas, fraturas ou por uma doença.
Leia Mais: Correção dos Cornetos associada à Rinoplastia, ótima combinação funcional e estética
No caso da Rinoplastia Funcional e Reparadora, dependendo da gravidade do caso pode ser necessário além de um cirurgião plástico com elevado conhecimento e experiência, a intervenção de otorrinolaringologista, assim maximiza-se as chances de sucesso do procedimento.
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de 30 anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!