Se o seu desejo é mudar o formato do seu nariz, mas por algum motivo a cirurgia plástica não está nos seus planos, a rinomodelação pode ser a solução adequada. Se você tem interesse no assunto, confira o texto!
Qual é o produto utilizado na rinomodelação?
Na rinomodelação o cirurgião plástico irá utilizar o ácido hialurônico, uma substância que pode ser absorvida pelo nosso corpo, portanto compatível, para realizar o preenchimento de imperfeições, obtendo mudanças significativas.
Para que a mudança aconteça sem ser realizada uma cirurgia plástica, o cirurgião fará uso desses preenchedores faciais que tem como objetivo preencher e transformar o nariz.
Para quem é indicada a rinomodelação? E quais mudanças ela pode proporcionar?
A rinomodelação é indicada para aquele paciente que busca apenas a mudança estética, pois não é possível solucionar problemas respiratórios através desta técnica, que irá suavizar pequenos defeitos.
O cirurgião plástico irá utilizar o ácido hialurônico para projetar a ponta do nariz, cobrir o dorso deixando sem o famoso “ossinho” e ainda corrigir assimetrias nas abas nasais.
O procedimento é realizado com delicadeza, após análise meticulosa dos pontos estratégicos do nariz, inserindo o produto aos poucos para que o resultado fique o mais natural e delicado possível.
Quando a rinomodelação não é indicada?
Para pacientes que buscam um resultado definitivo, que possuem o nariz muito grande, com abas nasais muito largas, conhecido como nariz bulboso, não é indicada a rinomodelação, pois o intuito não seria criar maiores volumes, nestes casos a cirurgia plástica de rinoplastia é o procedimento mais adequado.
E para aqueles pacientes que além da queixa estética também tem problemas respiratórios associados (ex: desvio de septo) a cirurgia mais apropriada é a rinoseptoplastia, onde será solucionada a parte estética e funcional.
A rinomodelação é definitiva?
Não, a rinomodelação é um procedimento temporário, dura em média de 1 (um) a 2 (dois) anos, sendo possível a reaplicação novamente caso seja o desejo do paciente.
Por este motivo a rinomodelação é muito procurada por pacientes que não querem uma mudança definitiva em seu rosto e nem desejam passar pelo período de pré e pós-cirúrgico de uma rinoplastia.
Em outros casos pacientes realizam a rinomodelação e com base no resultado decide por realizar futuramente a cirurgia plástica de rinoplastia, onde o resultado sim será definitivo.
Como escolher o cirurgião plástico que fará a rinomodelação?
Esta técnica de rinomodelação já existe há alguns anos, mas se tornou popular como harmonização facial que vem sendo realizada muitas vezes de forma irregular.
Embora seja um procedimento temporário, a aplicação deve ser feita por um cirurgião plástico, conceituado que conheça profundamente a anatomia facial, pois somente desta maneira ele saberá quais as regiões onde o produto poderá ser aplicado e também a quantidade correta.
Sempre ressaltamos a importância do cirurgião plástico ser um membro da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e que busque atualização na área e não faça falsas promessas aos seus pacientes, informando o que realmente é possível, não causando assim expectativas irreais.
Como é feita a rinomodelação?
Por não ser um procedimento invasivo, a rinomodelação é realizada no próprio consultório, após análise da estrutura facial do paciente, o cirurgião plástico observa os pontos nos quais o ácido hialurônico será inserido.
É aplicado um creme anestésico, para reduzir o desconforto do paciente. A aplicação dura em torno de 1(uma) hora e o resultado é instantâneo, ou seja o paciente já poderá visualizar a mudança, logo que terminar o procedimento.
Outro fator também muito bem avaliado pelos pacientes que realizam a rinomodelação é o fato de não ter nenhuma restrição após o término do procedimento.
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!