Os pacientes que irão se submeter a uma cirurgia para corrigir o nariz costumam ter como uma de suas grandes preocupações a questão do inchaço. Se você se interessa pela rinoplastia e essa também é uma das suas dúvidas, confira o texto!
A cirurgia de rinoplastia é uma das cirurgias estéticas mais realizadas, tanto no público masculino como feminino, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Por ser um procedimento bem difundido e com resultados muito satisfatórios para a aparência e autoestima, muitos almejam se submeter a ele.
Uma das dúvidas mais frequentes dos pacientes sobre o pós-operatório de rinoplastia se refere ao inchaço e ao tempo que ele irá durar.
A rinoplastia não é considerada uma cirurgia de risco, sua realização leva em média três horas. É possível observar mudanças no nariz logo na primeira semana após a retirada do curativo, mas ao longo primeiro mês esse resultado é mais notório.
O recomendado é que o paciente siga com cuidado e atenção todas as orientações passadas pelo cirurgião plástico especialista em rinoplastia, para assegurar mais rapidez e eficiência nos resultados da cirurgia.
E se você estiver se perguntando, qual a causa desse inchaço após a rinoplastia, podemos te mostrar algumas razões, dentre elas:
- grande sensibilidade do nariz e graças a isso a cicatrização é um pouco mais demorada;
- o inchaço (edema) leva mais tempo para ser reabsorvido;
- apesar de não oferecer grandes riscos, a rinoplastia é uma cirurgia delicada e que altera toda a estrutura interna do nariz;
No pós-operatório de rinoplastia o paciente pode observar que esse inchaço passa por algumas fases, esse é um processo totalmente normal devido à resposta do nosso corpo após a intervenção cirúrgica.
Durante as primeiras 72 horas o inchaço diminui bastante, na primeira semana é retirado o curativo e também é possível notar redução do edema.
Nas próximas semanas e primeiros meses o paciente retorna a sua rotina de costume e o inchaço vai se tornando cada dia menos perceptível, tanto para ele mesmo como para outras pessoas.
Em seis meses praticamente todo o inchaço já desapareceu e a nova aparência do nariz se forma. Mesmo com a percepção de excelentes resultados o paciente não deve descuidar das recomendações do cirurgião plástico.
Lembramos que o resultado final de uma rinoplastia só pode ser contemplado um ano depois de sua realização.
Porém algumas dicas podem ser bem úteis para acelerar esse processo de recuperação e desinchar o nariz mais rapidamente.
Como já citamos, seguir orientações do cirurgião plástico que realizou o procedimento é a mais importante, mas também buscar ter bons hábitos alimentares e repouso na primeira semana ajuda bastante.
Evitar atividades físicas e qualquer esforço, bem como sol e mormaço pelo período de mais ou menos dois meses. Procure evitar também deixar a cabeça abaixada, até mesmo para dormir busque uma posição elevada e confortável.
Técnicas que também ajudam são aplicações de compressas geladas e drenagem linfática no local. Ao trocar o curativo ou mesmo tocá-lo esteja sempre com as mãos higienizadas.
Lavar constantemente o nariz com soro fisiológico e tomar algum anti-inflamatório prescrito pelo seu médico também podem ser bons aliados na redução do edema e cicatrização do nariz.
O Dr. Iran Sanches é especialista em rinoplastia, com experiência de muitos anos em cirurgia plástica e foco em rinoplastia.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional?
Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!