Toda cirurgia plástica necessita que o paciente programe sua rotina para alinhar o período de recuperação e afastamento de algumas atividades de rotina, principalmente atividade física.
Se o procedimento estético do seu interesse é a Rinoplastia, confira o texto e vamos lhe explicar sobre como planejar o seu pós-operatório e a volta aos treinos.
Confira!
Importância da atividade física para a saúde
Os exercícios físicos são fundamentais da saúde e no bem-estar físico e mental de forma geral. Eles não apenas fortalecem o corpo, mas também beneficiam a mente, melhorando o humor e reduzindo o estresse.
A prática regular de atividades físicas ajuda a manter um peso saudável, fortalece o sistema cardiovascular, melhora a circulação sanguínea e fortalece os ossos e músculos. Além disso, os exercícios contribuem para a prevenção de diversas doenças, como diabetes, hipertensão e obesidade.
Eles também aumentam a capacidade pulmonar e a resistência, o que resulta em maior vitalidade e disposição no dia a dia. Atividades físicas regulares vão além da estética e se relacionam uma vida mais longa e plena.
Volta aos treinos após a Rinoplastia
A Rinoplastia é uma cirurgia plástica que envolve a modificação estética do nariz, e em alguns casos funcional também para melhoria da respiração. O processo de recuperação é, portanto fundamental para o sucesso do procedimento.
O tempo necessário para retornar às atividades físicas após uma Rinoplastia pode variar de paciente para paciente e precisa ser respeitado para garantir resultados satisfatórios.
Os cuidados adequados evitam inchaço e qualquer possível desconforto.
Confira as orientações a serem seguidas:
Consulte seu cirurgião plástico
O primeiro passo é sempre seguir as recomendações do seu cirurgião plástico. Eles conhecem o seu caso individualmente e podem fornecer orientações específicas com base no tipo de cirurgia realizada e sua recuperação.
Período de repouso
É necessário um período de repouso nos primeiros dias após a rinoplastia, cerca de 7 a 9 dias afastado de estudos e trabalho. Após esse período o cirurgião plástico remove o curativo do nariz.
Exercícios físicos, levantamento de peso e outras atividades que aumentem a pressão sanguínea e o risco de sangramento devem ser evitadas.
Inchaço e recuperação
O inchaço é uma parte comum da recuperação da Rinoplastia, mesmo que isso seja minimizado pelas técnicas cirúrgicas e anestésicas mais modernas que o especialista em Rinoplastia e sua equipe utilizam.
O auge do inchaço é de dois dias após a cirurgia, mas pode levar algumas semanas para diminuir totalmente.
Gradual retorno à atividade física
À medida que sua recuperação progride e você se sente mais confortável, você pode gradualmente reintroduzir atividades físicas leves. Comece após 3 semanas com caminhadas suaves e exercícios de baixo impacto como esteira e bicicleta.
Atividades mais intensas são liberadas após 2 meses em média, a exposição solar direta é liberada após cerca de 2 a 3 meses para pessoas que gostam de exercícios ao ar livre. O uso de protetor solar é obrigatório.
Evite lesões
É crucial evitar impactos no rosto durante a recuperação, já que o nariz estará sensível e mais vulnerável nas primeiras semanas após a cirurgia. Qualquer trauma no local da cirurgia pode afetar negativamente os resultados.
É fundamental seguir rigorosamente as orientações médicas e permitir que seu corpo se recupere completamente antes de retomar suas atividades físicas de forma plena. A recuperação total leva tempo e é necessário ter paciência.
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em Rinoplastia, Blefaroplastia, Brow Lift, Facelift, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!