O rosto é a área do corpo que mais de destaca, a pele dessa região é mais delicada e mais fina que em outras áreas, por essa razão, muito sujeita a flacidez. Com o passar dos anos é natural que a tonicidade da pele, ou seja, a firmeza vá diminuindo, nesse caso há a indicação de procedimentos e cirurgias estéticas que possam reparar essa condição, como o caso da blefaroplastia.
A blefaroplastia é uma cirurgia que corrige a pele em excesso abaixo e acima dos olhos, as bolsinhas e a flacidez das pálpebras, prejudiciais ao contorno da área dos olhos. Para alguns pacientes além do benefício estético na melhora da aparência, retira-se aspecto de cansaço, proporciona rosto com aspecto mais jovem.
No entanto, a blefaroplastia não é uma cirurgia somente para pessoas de idade já avançada com grandes sinais de envelhecimento, pois pacientes jovens podem apresentar indicação para esse procedimento. Não há uma idade fixa para realizar esse procedimento, o momento certo quando existe a necessidade real, ou seja, quando o paciente apresentar sobra de pele e presença de bolsas, de forma que cause incomodo para o paciente. Isso pode ocorrer aos 30 anos, aos 40 ou aos 60.
O que determina realmente a necessidade de realizar a blefaroplastia é a queixa do paciente e a confirmação do cirurgião plástico através de exame clínico. Assim como para todas as outras cirurgias o paciente deve buscar um profissional sério e capacitado para realizar o procedimento.