Vamos te explicar mais sobre a rinoplastia funcional e os benefícios que ela pode trazer para o paciente! Ponto de destaque no rosto e de papel extremamente importante para o corpo, o nariz é responsável pelo aquecimento, filtragem e umidificação do ar que chega aos pulmões. Danos no nariz podem levar a problemas respiratórios que implicam em baixa na qualidade de vida das pessoas.
É comum pensar na rinoplastia apenas como cirurgia plástica, mas além da modificação estética do nariz, a rinoplastia também oferece a possibilidade da correção de problemas respiratórios ao paciente que busca essa cirurgia. Quando a cirurgia de rinoplastia se associa a resolução de problemas e doenças, relacionadas à respiração, ela é chamada de rinoplastia funcional.
Para quais pacientes a rinoplastia funcional é indicada?
Nos casos em que a respiração do paciente fica comprometida por alguma razão, seja ela por traumas ou problemas inatos a estrutura física, a rinoplastia funcional pode ser indicada.
Geralmente esses problemas se apresentam em paralelo com queixas estéticas. A rinoplastia funcional pode contribuir para o bem estar e saúde do paciente, melhorando a qualidade da sua respiração.
Pacientes que possuem complicações na questão estrutural do nariz como a hipertrofia dos cornetos (também chamados de conchas nasais), desvio de septo nasal ou patologias nos seios da face(sinusites crônicas), podem se beneficiar bastante com a rinoplastia funcional.
O diagnóstico pode ser dado por otorrino ou por cirurgião plástico especialista em rinoplastia. Dependendo da intensidade do caso, o otorrino opera em parceria com o cirurgião plástico especialista em rinoplastia.
Através de exames como a tomografia dos seios da face é possível observar qual o grau de intensidade desses problemas e qual a melhor abordagem cirúrgica a ser tomada.
Tratando-se apenas da parte do septo a rinoplastia chama-se rinoseptoplastia, muito comum aos pacientes que desejam resolver os problemas de respiração e ter mais harmonia nos trações faciais, corrigindo o nariz que pode ser torto, por exemplo.
Outros casos que podem se beneficiar coma cirurgia de rinoplastia funcional são os pacientes que apresentam doenças respiratórias como rinite, rinossinusite ou que tenham a formação de pólipos. Acidentes que provoquem danos à respiração do paciente como casos em que há osso nasal fraturado ou septo perfurado também podem ser indicados para a rinoplastia funcional.
Como é feita a rinoplastiafuncional ?
A cirurgia de rinoplastia geralmente é feita a partir de duas abordagens, a rinoplastia fechada e a rinoplastia aberta. A diferença entre elas é que na rinoplastia aberta o cirurgião plástico realiza um pequeno corte na região chamada de columela (embaixo do nariz), por onde se dá o acesso a estrutura nasal.
Quando realizada por um especialista em rinoplastia, as cicatrizes costumam ser bem discretas. No caso da rinoplastia fechada, os cortes são feitos por dentro do nariz, portanto sem cicatrizes. O procedimento de rinoplastia costuma ser rápido, podendo durar em média entre duas a três horas. É importante sempre frisar que o paciente deve procurar profissionais sérios e capacitados, que operem em hospitais com todo o aparato para maior segurança do paciente, por exemplo, nesse caso um cirurgião plástico especialista em rinoplastia.
Você já pensou em fazer rinoplastia ?
O Dr. Iran Sanches é especialista em rinoplastia, com experiência de muitos anos em cirurgia plástica e foco em rinoplastia. Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!