A cirurgia plástica no nariz pode ter aspectos estéticos ou funcionais, dependendo do caso e necessidades do paciente. Se você tem interesse por esse procedimento, confira o texto!
A cirurgia de nariz, também conhecida como rinoplastia, pode ter além do objetivo estético, ao contrário do que muitos imaginam. Dependendo das demandas de cada paciente, ela pode ter outras finalidades.
Existem alguns tipos de cirurgia plástica de nariz, entenda mais sobre cada uma delas e os benefícios que podem proporcionar:
Leia mais: Quais os benefícios de uma cirurgia plástica no nariz?
Rinoplastia de redução
A rinoplastia de redução tem objetivo estético, ou seja, é focada em melhorar a aparência e proporcionar melhora na autoestima do paciente. Nessa cirurgia, o cirurgião plástico diminui o tamanho e largura do nariz, pode promover mudanças desde o dorso, ponta e asas nasais.
A rinoplastia de redução é um procedimento bastante procurado, costuma ser indicada para pessoas que se sentem insatisfeitas com o tamanho avantajado do nariz em desarmonia com o rosto.
Rinoplastia de aumento
Também possui finalidade estética, focada em proporcionar mais harmonia ao rosto, alinhando as proporções do nariz em relação à face. Pode ter indicação em casos de defeito congênito ou acidentes e traumas onde parte do nariz foi perdida e necessita de reparo.
O aumento do nariz é realizado através da técnica de enxerto, que pode ser retirado de algumas áreas do corpo, como septo, orelha ou costelas. Também há possibilidade de o cirurgião plástico utilizar próteses sintéticas, feitas de silicone, para atingir o tamanho desejado e mais harmonioso do nariz.
Rinoplastia étnica
A rinoplastia étnica também é uma cirurgia plástica com finalidade estética, nesse procedimento as modificações realizadas no nariz alteram o tamanho e forma que são características étnicas da pessoa que busca essa cirurgia.
Essa modalidade de rinoplastia designa alterações no nariz realizadas em pacientes com traços asiáticos, africanos ou da Oceania. O cirurgião plástico não irá descaracterizar a pessoa, alterando totalmente sua identidade, mas altera pontos para dar mais harmonia e ressaltar a beleza do paciente, equilibrando o bom senso estético e o desejo do paciente.
Rinoplastia pós-traumática
Acidentes e traumas que ocasionam lesões no nariz, alterando a aparência e a parte funcional são casos indicados para a rinoplastia pós-traumática.
Quando a cirurgia de nariz é indicada em decorrência de trauma, quanto mais breve for realizada, as chances de sucesso do procedimento são bem maiores, principalmente durante os primeiros 7 a 10 dias.
Rinoplastia secundária
Essa cirurgia também é chamada de rinoplastia de correção ou de revisão, ela é realizada em pacientes que não se sentiram completamente satisfeitos com os resultados obtidos no procedimento anterior.
Também é possível trazer melhoria funcional para casos em que esse aspecto foi comprometido em outra cirurgia, objetivando sempre trazer harmonia para os traços faciais do paciente e benefícios para sua qualidade de vida e bem estar.
Rinoplastia funcional
A rinoplastia funcional é indicada para os pacientes que além da queixa estética decorrente do incômodo com a aparência do nariz também possuem questões que prejudicam sua respiração.
Um dos casos mais comuns é o desvio de septo, que compromete a função respiratória, então o procedimento de septoplastia pode ser associado à rinoplastia. Outra demanda para a rinoplastia funcional é a correção de hipertrofia de cornetos.
É sempre necessário entender as demandas do paciente e alinhar com o cirurgião plástico qual a melhor técnica de cirurgia de nariz para cada caso. Quando há queixa funcional é necessária realização de exames para comprovação e para dar respaldo para a realização da cirurgia.
Leia mais: Conheça a importância de escolher um cirurgião especializado para fazer sua rinoplastia