A cirurgia de Blefaroplastia também é conhecida como cirurgia de pálpebras. Esse procedimento possibilita que o cirurgião plástico realize a suspensão das pálpebras e também a remoção das bolsas de gordura logo abaixo dos olhos.
Se você também deseja se submeter à Blefaroplastia e tem dúvidas sobre o pós-operatório, confira o texto e saiba mais!
Como em qualquer cirurgia, seja ela de caráter estético ou não, os cuidados no pós-operatório são muito importantes para maximizar os resultados positivos.
A Blefaroplastia rejuvenesce o olhar, remove a flacidez de pele e outro benefício são as cicatrizes extremamente discretas, escondidas sob o contorno das pálpebras e na linha dos cílios.
No caso da Blefaroplastia, isso não é diferente, observe algumas recomendações que devem ser seguidas para um pós-operatório tranquilo e recuperação rápida, isso é o que todos queremos, não é mesmo?
Leia Mais: Blefaroplastia: quais as indicações?
Evite cigarros
Uma das primeiras e mais importantes indicações é manter hábitos saudáveis no pós-operatório, por exemplo, se mantenha longe dos cigarros. Evitar fumar por pelo menos 60 dias após a cirurgia é o recomendado, pois os componentes do cigarro e a fumaça atrapalham e prejudicam a cicatrização.
Não somente fumar, como também frequentar lugares com muitas pessoas fumando próximo a você é totalmente contraindicado.
Utilize compressas frias várias vezes ao dia
A área dos nossos olhos é bem mais sensível que as outras áreas do nosso rosto, a pele é bem mais fina e deve ser tratada de maneira mais suave. Após a Blefaroplastia, pode haver formação de edema e equimose (também denominados de inchaço e roxidão) na região recém-operada.
As compressas frias indicadas pelo cirurgião plástico para o pós-operatório de Blefaroplastia podem ser aplicadas várias vezes ao dia, podem ser feitas com gazes embebidas em soro fisiológico ou chá de camomila frios.
As compressas frias auxiliam na redução do fluxo sanguíneo na região, isso provoca a diminuição gradual do inchaço. As compressas também funcionam como analgésicos.
Tome cuidado com o sol e altas temperaturas
Temperaturas elevadas contribuem para o aumento do inchaço em locais do nosso corpo que passaram por intervenção cirúrgica recente. O sol pode manchar a pele de forma permanente, principalmente em áreas que já apresentam roxidão natural do pós-operatório.
Recomendamos uso de chapéu, óculos escuros e filtro solar de alto fator de proteção, se houver necessidade de sair de casa em dias de sol.
Não somente ambientes externos muito quentes devem ser evitados, mas também situações em casa como tomar banho com água quente e cozinhar com o rosto bem próximo a panelas e vapor.
Realizar atividades físicas somente após a liberação do cirurgião plástico
O período de repouso após a Blefaroplastia é de 1 semana, após esse prazo geralmente os pontos serão removidos pelo cirurgião plástico. Quanto à prática de exercícios físicos a indicação é evitá-los por cerca de 2 meses se forem de intensidade mais intensa.
Atividades físicas leves podem ser realizadas após cerca de 2 semanas, como caminhadas, esteira e bicicleta. Observe também onde irá realizar essas atividades, pois como já mencionamos sol forte e calor são contra indicados durante a recuperação.
Evite dormir de bruços
Nos primeiros momentos após a Blefaroplastia, não é indicado dormir em posições que provoquem atrito nos olhos. Recomendamos que o paciente durma de barriga pra cima, evitando dormir de lado ou de bruços.
Leia Mais: Blefaroplastia: a cirurgia plástica que levanta pálpebras e elimina bolsa de gordura
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de 30 anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!