Você conhece a respeito do procedimento de drenagem linfática? Sabe como ele pode ser ótimo aliado na recuperação e cicatrização durante o pós-operatório de uma cirurgia plástica?
Confira o texto e entenda mais sobre a drenagem?
O momento de pós-operatório exige que o paciente siga alguns cuidados específicos, como alimentação mais regrada e leve, repouso e em alguns casos, uso de medicações. Essas orientações devem ser seguidas corretamente para um pós-operatório mais tranquilo e recuperação mais rápida.
Um procedimento que pode acelerar essa recuperação e cicatrização é a drenagem linfática, indicado com frequência para minimizar inchaços e incômodos decorrentes da intervenção cirúrgica recente.
Para entender como funciona e quais os benefícios da drenagem, precisamos entender alguns pontos:
Como funciona o sistema linfático?
O nosso sistema circulatório é composto pelo sangue venoso e arterial. O sangue arterial vai do nosso coração para as outras partes do corpo, enquanto o venoso faz o processo inverso.
Durante a circulação venosa, as veias têm como característica paredes mais finas, por onde um pouco de líquido escapa e acaba se acumulando nos tecidos.
A linfa é esse acúmulo de líquidos em nossos tecidos, composta basicamente de água, lipídios, proteínas, glóbulos brancos e glicose. O sistema linfático auxilia na drenagem desse líquido acumulado, devolvendo-o ao caminho normal da circulação e contribui para que ele seja filtrado.
O que é drenagem linfática?
Drenagem linfática é um procedimento que deve ser realizado por um fisioterapeuta com experiência e que através da técnica de compressão auxilia o sistema linfático a drenar o acúmulo de linfa em nossos tecidos.
A drenagem pode ser manual ou mecânica. Os movimentos devem ser de intensidade leve, realizados com suavidade, para que não prejudique ou force a região recém-operada.
Quando a drenagem linfática é indicada?
A indicação ocorre quando o processo de drenagem não acontece de forma natural ou quando o mesmo não é suficiente, o que pode causar a retenção de líquido decorrente do inchaço.
A drenagem linfática pode ser feita tanto no rosto como no corpo, sendo indicada para o pós-operatório de vários procedimentos, desde cirurgias de rinoplastia a lipoaspiração, por exemplo.
Leia também: Pré-operatório: o que fazer antes da cirurgia de nariz
Quais os benefícios da drenagem linfática no pós-operatório?
- Diminui a retenção de líquidos
- Auxilia na eliminação de toxinas do nosso corpo
- Acelera o processo de recuperação
- Reduz o inchaço que ocorre normalmente após uma cirurgia
- Reduz dores musculares
- Proporciona bem estar ao paciente
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.