A Blefaroplastia é a cirurgia plástica que remove pele em excesso e flácida das pálpebras e bolsas de gordura abaixo dos olhos, entregando um resultado de olhar rejuvenescido, descansado, bonito e rosto harmônico.
Algumas orientações são muito importantes para ter um pós-operatório de sucesso quando realizamos uma Blefaroplastia.
Se essa cirurgia é o seu objetivo no momento, confira as dicas de um especialista em cirurgia de pálpebras e tenha mais tranquilidade ao agendar o seu procedimento.
Você já escolheu um especialista em Blefaroplastia, que opera em um hospital excelente, com toda a estrutura necessária para sua segurança e a melhor equipe para lhe dar suporte, mas sabia que os cuidados do próprio paciente no pós-operatório também são muito importantes para maximizar os resultados da cirurgia?
Seguir corretamente as orientações do cirurgião plástico é muito importante, mesmo para um procedimento de menor porte como a cirurgia de pálpebras. A Blefaroplastia tem duração de cerca de 2 horas e pode ser realizada com anestesia local e leve sedação, o paciente tem alta ainda no mesmo dia da cirurgia.
O resultado da Blefaroplastia não é imediato, assim como de qualquer cirurgia estética, ou seja é necessário esperar um tempo para que os olhos se recuperem da intervenção.
Mesmo com as avançadas técnicas atuais, por se tratar de uma cirurgia, é comum que o paciente tenha edema e equimose, isso quer dizer que é esperado ter inchaço das pálpebras e locais em que a pele em volta dos olhos estará roxa.
Com o decorrer dos dias e cuidados corretos, esse quadro regride. O resultado pode ser melhor observado após 14 dias da cirurgia, em média. O resultado final pode ser observado após 90 dias.
A Blefaroplastia não deixa cicatrizes aparentes, pela localização estratégica das incisões (linha das pálpebras superiores e linha dos cílios inferiores) e nem prejudica a função das pálpebras ou visão do paciente, pelo contrário, em alguns casos pode até mesmo beneficiar a visão do paciente pela remoção da pele que recai sobre os olhos.
Alguns cuidados básicos são necessários após a Blefaroplastia, entre eles:
– Não remover os pontos em casa, isso deve ser feito apenas pelo cirurgião plástico no consultório após a primeira semana;
– Não coçar os olhos ou causar ou causar qualquer atrito ao local;
– Principalmente nas duas primeiras semanas, é recomendada a aplicação de compressas frias. O frio ajuda a diminui o inchaço e reduz as manchas roxas da pele.
– O oposto da recomendação anterior ocorre no calor, que dilata os vasos sanguíneos e contribui para aumento do inchaço e o sol pode manchar a pele. Evite ambientes quentes , exposição solar por cerca de dois meses após a Blefaroplastia;
– Caso seja necessário sair de casa em dias de sol, use ósculos escuros e chapéu com aba larga para proteção;
– Maquiagem nos olhos pode ser usada após a segunda semana, mas protetor solar com cor já pode ser usado na primeira semana.
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em Rinoplastia, em Blefaroplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!