A cirurgia de blefaroplastia se propõe a remover o acúmulo tanto de pele como de gordura na região em volta dos olhos, pode ser realizada nas pálpebras inferiores e superiores para corrigir o aspecto flácido, que causa expressão cansada ao paciente, dando aspecto mais leve e jovial ao mesmo.
A realização da cirurgia é feita com anestesia, local com sedação ou geral. Leva em média 2 horas, o tempo depende do local que o procedimento deve abranger. O espaço a ser operado é marcado antes, de maneira que as incisões acompanhem o desenho natural dos olhos do paciente.
Nas pálpebras superiores para que o cirurgião tenha acesso a camada de gordura são feitos pequenos cortes em uma região chamada de septo orbital, ou membrana, ela se localiza depois da camada de músculo. Os reservatórios de gordura são moldados e em seguida os cortes são fechados, é possível que haja necessidade de remoção de camada muscular, além da pele e gordura.
Essa cirurgia pode ser feita de maneira tradicional ou por meio de laser CO2. A blefaroplastia a laser proporciona um nível menor de sangramento, pois o laser vai tem efeito de selagem no local onde faz os cortes da pele, dessa maneira os hematomas são menores para o paciente.
As vantagens técnicas da blefaroplastia a laser para o paciente são:
- Menor edema
- Menor inchaço
- O paciente fica tem menor equimose (hematoma)
- Retorno mais precoce para as atividades de trabalho e de rotina normal.