Quais cuidados devemos ter no pré e pós-operatório de rinoplastia?
Esses cuidados serão decisivo para um ótimo resultado final.
Os cuidados se iniciam com a busca por um cirurgião plástico de confiança, então primeiro se certifique de que o médico escolhido faça parte da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, segundo que ele seja especialista em rinoplastia.
Buscar referências de outros pacientes é algo que trás um conforto maior, pois alguém que já passou pelas mãos deste cirurgião saberá exatamente as dúvidas que você tem e com isso poderá esclarecer os resultados oferecidos pelo cirurgião.
Sempre é muito importante sabermos a opinião de outros pacientes, porém nunca devemos nos basear no resultado final de outra pessoa, pois cada nariz é único e o resultado dependerá não somente da experiência do cirurgião plástico, mas também da anatomia do paciente.
E um cirurgião plástico conceituado e de boa índole, irá fornecer todas as informações corretas e necessárias para cada paciente, sem nunca fazer promessas e sim orientar sobre o melhor resultado final.
Essas informações serão passadas durante as consultas pré-operatórias, consultas essas que são de extrema importância para que ocorra um vínculo entre médico e paciente.
Durante essas consultas o cirurgião plástico deverá sanar todas as dúvidas dos pacientes e estes por sua vez deverão cumprir exatamente cada orientação passada. Nesse momento serão verificados os resultados dos exames para atestar o bom estado de saúde dos pacientes, para dar seguimento à cirurgia.
Caso haja alguma alteração o paciente será avisado e orientado sobre como deverá proceder para que nada possa o impedir de realizar a rinoplastia.
Em consulta também pode ser observada alteração relacionada à parte funcional do paciente, então o cirurgião plástico, poderá solicitar a intervenção de um otorrino, caso haja a necessidade.
Neste momento inicial também devemos esclarecer qual será a técnica utilizada pelo cirurgião plástico, para a realização da rinoplastia bem como orientar, sobre a suspensão de algum medicamento, bebidas alcoólicas e de cigarros no pré-operatório.
Após seguir todas as instruções acima chegou a hora de falarmos sobre o pós-operatório.
Podemos dizer com total certeza que o pós-operatório é muito decisivo para o resultado final. As recomendações são simples, mas fundamentais para um bom resultado.
Nos primeiros dias após a cirurgia de rinoplastia, deve se evitar, a exposição ao sol e também ambiente muito quente, pois o calor faz com que a região fique inchada e pode ocasionar um desconforto para o paciente e uma demora no processo final. Fazer compressa fria na região operada irá aliviar esta sensação.
Não usar óculos por um período de pelo menos dois meses ou até a liberação do seu cirurgião plástico.
As atividades físicas de baixo impacto também devem ser evitadas por dois meses, atividades de alto rendimento, deverão ser avaliadas pelo cirurgião plástico e liberadas de acordo com a evolução de cada um.
A limpeza e higiene do nariz também deve ser um tópico importante, pois com isso iremos evitar complicações e infecções relacionadas à cirurgia de rinoplastia.
Para a finalização total do resultado, deve se esperar até um ano após a realização da rinoplastia.
E durante este período seguir atentamente as orientações passadas pelo cirurgião plástico especialista em rinoplastiapara auxiliar na eficiência da concretização final.
Você se interessa pela cirurgia de Rinoplastia?
O Dr. Iran Sanches é especialista em Rinoplastia, com a experiência de muitos anos em cirurgia plástica e foco em Rinoplastia.
Este tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional?
Entre em contato com a nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição.