Você que sonha em se submeter à cirurgia de Rinoplastia, deve ter várias dúvidas sobre o pós-operatório, certo? Um desses questionamentos mais comuns é sobre poder ou não assoar o nariz após a cirurgia.
Confira o texto e saiba mais!
A Rinoplastia é a cirurgia estética que melhora a aparência do nariz e recupera a autoestima das pessoas que se submetem a esse procedimento. Ela possui um enorme potencial de embelezar o rosto, trazendo mais harmonia aos traços faciais.
Por se tratar de uma das cirurgias plásticas mais realizadas em todo o mundo, a Rinoplastia também levanta várias dúvidas, as principais sobre os resultados e sobre como agir no pós-operatório.
Hoje vamos abordar uma dúvida bem recorrente nos consultórios de cirurgia plástica:
Posso assoar o nariz após a Rinoplastia?
Conhecer os cuidados básicos a serem seguidos é fundamental para uma boa recuperação e excelentes resultados em Rinoplastia. O que pode e o que não pode ser feito, ter essas informações passadas pelo cirurgião plástico que realizou o procedimento é muito importante.
Além disso, é fundamental escolher um excelente e confiável profissional, especialista em Rinoplastia, que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), com experiência e que dará todo o suporte antes e após a cirurgia.
Entendemos que evitar o espirro, muitas vezes, é inevitável, mas o ato de assoar o nariz pode trazer prejuízos para sua Rinoplastia recente. Quando temos a sensação de nariz congestionado durante o pós-operatório ou é necessário limpar as vias aéreas após o espirro o ideal é usar o soro fisiológico.
Principalmente nas primeiras semanas após a cirurgia, toda situação que ocasione trauma ao nariz deve ser evitada. Toda a parte interna do nariz está em cicatrização e deve ser tratada com delicadeza.
A forma de higienizar recomendada pelo cirurgião plástico é a seguinte:
– A lavagem com soro fisiológico, apenas com o líquido em uma seringa de cerca 5ml é essencial. Deve se feita 3 vezes ao dia.
– Enrolar um pequeno pedaço de gaze, em formato similar ao seu dedo mindinho, umedecê-lo em soro fisiológico. Após isso introduzir nas narinas, girando suavemente, por pelo menos 3 vezes ao dia, logo após o passo anterior.
– Umedecer o nariz também é muito importante, isso deve ser feito diversas vezes ao dia. O cirurgião plástico irá indicar os produtos adequados para isso.
Algumas pessoas têm medo de danificar as estruturas internas do nariz ou de sentir dor (lembrando que o pós-operatório de Rinoplastia é indolor) e isso as atrapalha durante a higienização.
Em seu primeiro retorno com o cirurgião plástico, caso não consiga realizar essa limpeza de forma adequada sozinho (a) nesses primeiros dias, o profissional irá higienizar corretamente.
Evite molhar o curativo no banho, lave o rosto somente com espuma do sabonete e remova com toalha úmida, o curativo é removido após 7 a 9 dias.
O principal é manter a calma, seja ao espirrar ou no momento de realizar a limpeza interna do nariz. Siga as orientações médicas corretamente e use o antibiótico pelo tempo correto prescrito.
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!