Os pacientes que buscam uma cirurgia plástica desejam ter sua autoestima elevada através da modificação facial ou corporal promovida pela intervenção cirúrgica, assim como mais qualidade de vida e bem estar com a própria imagem.
Esse momento de pesquisa sobre o procedimento e o profissional que irá realizá-lo, desperta muita ansiedade e com isso muitas dúvidas.
Vamos esclarecer algumas das principais dúvidas relacionadas à cirurgia de rinoplastia, uma das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil e no mundo.
- A rinoplastia pode ser feita em qualquer idade?
Sim, não existe um limite de idade para a realização da rinoplastia, porém é recomendado que meninas façam após completar os 15 anos e meninos após os 17 anos.
Até este período os ossos da face estão em desenvolvimento, o que também pode acontecer em adolescentes de 12, 13 anos que se desenvolveram mais rapidamente.
Para os pacientes mais maduros a única exigência é que os exames pré-operatórios estejam todos dentro da normalidade, essa regra vale para todos os demais pacientes que desejam se submeter à cirurgia de rinoplastia, independente da idade.
- Posso escolher como meu nariz irá ficar?
Não, durante a consulta o cirurgião plástico, vai analisar a estrutura facial do paciente e verificar as possibilidades para aquele nariz, entregando o nariz possível para cada paciente, sempre buscando o melhor resultado para a harmonia e beleza do rosto.
- Tenho dificuldade respiratória, posso resolver este problema na cirurgia de rinoplastia?
Sim, em muitos casos os pacientes possuem queixa funcional, apresentando problemas como o desvio de septo, nesses casos a rinoplastia pode ser associada a outros procedimentos, podendo ser realizados pelo próprio cirurgião plástico ou se necessário contar com a intervenção de um otorrinolaringologista, para casos mais complexos.
- Qual a duração da cirurgia de rinoplastia?
A rinoplastia é uma cirurgia complexa e muito rica em detalhes. A duração do procedimento costuma ser de 3 a 5 horas, dependendo da complexidade. O paciente costuma receber alta hospitalar no mesmo dia.
- Qual a anestesia utilizada na rinoplastia?
A rinoplastia é realizada em ambiente hospitalar e pode ser feita com anestesia local e sedação em cirurgias mais simples, onde não será necessário tratamento da parte óssea.
Pode ser realizada também com anestesia geral, indicada como a mais segura, pois o anestesista tem total controle das vias aéreas do paciente, mantendo a oxigenação ideal
- Logo após a cirurgia já é possível ver o resultado final?
Não, logo após a cirurgia o nariz estará inchado e com possíveis edemas (roxidão), sendo este um processo normal. Se o paciente estiver seguindo corretamente todos os protocolos do pós-operatório, com o passar dos dias o inchaço irá diminuindo e em poucas semanas será possível ver como o resultado com mais clareza. A visualização do resultado final da rinoplastia pode durar até um ano.
- Quanto tempo após a rinoplastia o paciente pode retomar as atividades do dia a dia?
É recomendado repouso de uma semana, porém algumas atividades leves como estudo e trabalho em home Office, podem ser liberados em 3 dias.
Exercícios físicos podem ser retomados em dois meses, após a avaliação do seu médico e sempre evitando atividades de impacto para não ocorrer o risco de trauma no nariz.
- Quais os cuidados durante o pós-operatório de rinoplastia?
A recuperação da cirurgia de rinoplastia é basicamente indolor.
Nas primeiras 24 horas o ideal é evitar alimentos muito quentes e duros, mas após este período não há restrições.
É recomendado ao paciente que evite exposição solar e ambientes quentes, pois o calor pode provocar inchaços no nariz.
O uso de óculos, seja ele de grau ou escuro, é liberado após 6 semanas, ou seja caso o paciente faça uso continuo de óculos de grau é sugerido que faço uso de lentes neste período.
O cirurgião plástico irá indicar ao paciente todos os cuidados de higiene e orientar sobre a importância dos retornos. Seguindo corretamente as instruções a recuperação será tranqüila.
- Como escolher o cirurgião plástico para realizar a minha rinoplastia?
O paciente deve verificar alguns pontos importantes, entre eles, se o cirurgião plástico é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), seu tempo de atuação na área e na especialidade de rinoplastia.
Atualmente esses dados são facilmente verificados pela internet, onde também está disponível feedback de outros pacientes a respeito do médico, clínica e hospital no qual ele realiza seus procedimentos cirúrgicos.
Tanto o profissional como sua equipe e o ambiente hospitalar devem oferecer toda a estrutura necessária para garantir segurança do paciente, no pré e pós-operatório, assegurando assim os melhores resultados possíveis para a cirurgia.
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!