O que é Otoplastia? Conheça a cirurgia corretiva das orelhas de abano

moca de perfil mostrando a orelha antes e depois da otoplastia

Muitas pessoas sofrem insatisfação e incômodo com o formato e tamanho avantajado das orelhas, condição popularmente conhecida como “orelhas de abano”. Se você se interessa por essa cirurgia, confira o texto e entenda mais!

O que é Otoplastia?

Otoplastia é a denominação para a cirurgia plástica corretiva de orelhas proeminentes. Geralmente a intervenção cirúrgica é feita por volta dos cinco a sete anos de idade, período em que a orelha já está em sua formação completa.

O objetivo da Otoplastia é a correção do ângulo localizado entre a orelha e cabeça, corrigindo deformidades, criando contornos e dimensões de uma orelha mais harmônica. Costuma ser indicada ainda na infância, evitando que a criança sofra constrangimentos, bullying e abalos psicológicos relacionados ao tamanho das orelhas.

Leia Mais: Principais cirurgias plásticas faciais

A Otoplastia é feita com anestesia?

A Otoplastia é realizada com anestesia local e sedação para pacientes de idade mais avançada ou anestesia geral quando paciente é uma criança. Isso depende também da indicação do cirurgião plástico e do que ele considera mais indicado e seguro para cada caso.

Como é o pós-operatório de Otoplastia?

A recuperação é bem tranquila, o paciente não costuma sentir dor. Em caso de desconforto são recomendados analgésicos simples, prescritos pelo cirurgião plástico.

Podem ocorrer hematomas, sobretudo atrás da orelha, e também maior sensibilidade. É possível ocorrer necessidade de reintervenção com o passar dos anos, pois a orelha proeminente pode retornar. O cirurgião plástico irá esclarecer ao paciente como proceder e evitar quaisquer complicações.

O paciente deverá usar a faixa elástica ao redor das orelhas por mais ou menos um mês, após esse período a faixa deve ser usada por mais trinta dias, mas somente para dormir. A extensão de tempo de uso da faixa está relacionada à deformidade da orelha, podendo ser maior ou menor que dois meses.

Como são as cicatrizes da Otoplastia?

As incisões realizadas na Otoplastia se localizam na parte posterior da orelha, portanto as cicatrizes ficam bem discretas.

Quando ocorre a alta da Otoplastia?

Geralmente ocorre no mesmo dia do procedimento, que tem duração considerada pequena, de duas a três horas. Por seu tempo cirúrgico seguro a Otoplastia tem excelente associação com outras cirurgias plásticas, como a Rinoplastia, por exemplo.

Qual a vantagem da Otoplastia?

Um dos grandes benefícios da Otoplastia é que não deixa marcas visíveis, suas cicatrizes são bem discretas, com os pontos escondidos na parte posterior das orelhas.

É comum a queixa com situações de bullying com as orelhas de abano, sobretudo na fase escolar. A socialização fica comprometida nesses casos, o que pode levar o paciente a se retrair e ter muita insegurança com a própria imagem, prejudicando sua vida pessoal e até profissional, futuramente.

A qualidade de vida, bem estar, resgate da autoestima, estabilidade emocional e psicológica trazidos pela Otoplastia são benefícios imensuráveis. A Otoplastia apesar de ser uma cirurgia estética proporciona um ganho bem maior que uma aparência mais bonita e harmônica.

Leia Mais: O que é uma cirurgia estética

O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de 30 anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

Picture of  Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Picture of  Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?