A rinoplastia é uma cirurgia plástica que utiliza técnicas para modificar a aparência do nariz trazendo mais beleza aos traços, prezando pela harmonia facial.
Uma das técnicas utilizadas pela rinoplastia é denominada Alectomia, um procedimento que diminui as asas nasais em pacientes com narizes muito largos.
Se você se interessa por este assunto, confira o texto!
O que é a cirurgia de alectomia?
A cirurgia de alectomia é uma cirurgia de interesse estético, realizada em pacientes que desejam reduzir o diâmetro das asas (ou abas) nasais. Para esse procedimento o cirurgião plástico considera as medidas faciais, características individuais e também étnicas de cada paciente, a fim de oferecer um resultado mais satisfatório e harmônico.
Para quem é indicado realizar a Alectomia?
A alectomia é indicada para pacientes que sintam algum desconforto com a largura do nariz. Geralmente ao sorrir essa abertura das asas nasais se intensifica, causando uma grande insatisfação com a aparência, necessitando de correção cirúrgica.
Antes da indicação, o cirurgião plástico irá analisar o caso e conversar com o paciente sobre suas expectativas em relação ao resultado. Algumas vezes as mudanças que o paciente deseja só serão alcançadas por uma rinoplastia, que permite mudanças maiores, inclusive na estrutura óssea do nariz.
Em adolescentes menores de 14 anos não é indicado que seja realizada a alectomia, pois neste período a estrutura facial ainda não está totalmente formada.
A Alectomia deixa cicatrizes?
As cicatrizes são praticamente imperceptíveis, pois são pequenas e ficam localizadas no sulco nasal, onde fica a dobra do nariz.
Qual o tipo de anestesia utilizada na Alectomia?
A alectomia é uma cirurgia considerada de baixa complexidade, no entanto deve ser realizada em ambiente hospitalar, com profissional capacitado e com experiência na realização do procedimento.
A estrutura física do hospital e de sua equipe também é importante na hora de planejar uma cirurgia, mesmo que de menor porte, assim o paciente terá maior conforto e segurança.
A anestesia para alectomia pode ser local, pois o procedimento não terá acesso à parte óssea do nariz. O paciente receberá alta no mesmo dia da cirurgia.
Como é o pós-operatório da Alectomia?
A recuperação é bem tranquila, o paciente não sente nenhuma dor após a cirurgia. O recomendado é que nos primeiros dias os pacientes durmam de barriga para cima, evitando o contato do rosto com o travesseiro.
Também é indicado que evitem exposição solar e não utilizem óculos por pelo menos 2 (dois) meses. Outra recomendação para o pós-operatório de alectomia é que o paciente não faça grandes expressões faciais, por exemplo, sorrisos mais largos, isso evita que a área em que a cirurgia foi realizada se movimente e atrapalhe a cicatrização.
Como a Alectomia é realizada?
O cirurgião plástico irá modificar a largura do nariz por meio de ressecção das asas nasais. É realizada a remoção de um fragmento de pele da lateral da narina, assim a abertura é reduzida.
Leia também: Quanto custa a harmonização do nariz?
Quanto tempo para retirada de pontos?
A retirada de pontos geralmente é feita de 5 a 7 dias após a cirurgia.
Como escolher o cirurgião plástico?
A escolha pelo profissional que irá realizar a cirurgia é um fator muito importante, o paciente deve ter a certeza de que o cirurgião plástico é membro da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Ao fazer o agendamento da consulta o paciente já pode confirmar se o cirurgião plástico é especialista em rinoplastia, pois toda e qualquer modificação deve ser feita por um cirurgião plástico altamente qualificado e com bom senso estético.
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!