O que é a rinomodelação?

mulher-sendo-submetida-rinomodelacao-maos-medico-agulha-nariz.jpg

O procedimento de rinomodelação atrai muitas pessoas pela possibilidade de mudanças na forma do nariz de maneira rápida e sem necessidade do período de repouso e recuperação. Se você se interessa pela rinomodelação, confira o texto!

A rinomodelação é conhecida como uma técnica de correção estética do nariz, feita através de preenchimento com ácido hialurônico, com evidência imediata de resultados.

A rinomodelação promove mudanças mais sutis do que uma cirurgia plástica de rinoplastia, por exemplo. Essa técnica de preenchimento no nariz objetiva a correção de imperfeições do contorno nasal.

Como qualquer outro procedimento estético, cirúrgico ou não, esse preenchimento realizado no nariz, deve ser administrado por um profissional apto e experiente, nesse caso por cirurgião plástico.

Como é feita a rinomodelação?

O procedimento de rinomodelação é feito após avaliação criteriosa do perfil anatômico facial do paciente, priorizando a harmonia dos traços.

A aplicação do preenchimento é realizada após a aplicação de anestesia local. Dependendo do caso de cada paciente, é possível que haja necessidade de mais aplicações, isso será indicado pelo cirurgião plástico.

O preenchimento é injetado em pequenas quantidades, com pouca pressão, com duração em média de meia hora. O procedimento é muito bem tolerado e não causa dor ao paciente.

Quais as substâncias utilizadas no preenchimento da rinomodelação?

As substâncias utilizadas na rinomodelação são geralmente as que podem ser absorvidas pelo corpo, desse modo são mais seguras, como é o caso do ácido hialurônico, o mais utilizado.

O corpo humano já produz o ácido hialurônico, sendo a sua aplicação a mais segura para os pacientes. A produção desse ácido tende a ter uma queda no organismo ao passar dos anos, com intenção de rejuvenescer e dar mais harmonia.

Muito utilizado também em preenchimento labial e em outras partes do rosto, como sulco do bigode chinês, na região do malar e mento.

Quando a rinomodelação é indicada?

É um procedimento altamente indicado para pacientes que tenham queixas relacionadas ao formato do nariz e desejam mudanças mais rápidas e sutis, e que entendem o caráter temporário do procedimento.

A rinomodelação também pode oferecer bons resultados em relação à assimetria do nariz e como a ponta do nariz se projeta, podendo deixá-la mais empinada.

O preenchimento com ácido hialurônico não é indicado para pacientes com queixas mais complexas, como as relacionadas a ossos nasais salientes, ou pessoas com pele muito grossa ou ainda que possuam a ponta nasal sem definição, narinas mais largas, como se observa em narizes negróides, por exemplo.

Esses casos são indicados para cirurgia de rinoplastia, pois demandam a fratura dos ossos e outros métodos de intervenção cirúrgica, por isso é importante que o paciente procure um cirurgião plástico, com especialidade em rinoplastia.

Leia também: Como funciona a rinomodelação ou preenchimento nasal

Como é a recuperação do paciente após aplicação do preenchimento na rinomodelação?

A rinomodelação é uma técnica estética de caráter não invasivo, portanto não requer afastamento do paciente de suas atividades normais de trabalho ou estudo. De maneira geral, não sentem desconforto, pode ocorrer algum inchaço no local da aplicação, mas logo desaparece.

No entanto, após a aplicação o paciente deve ter cuidados básicos, como:

  • Evitar situações que possam provocar traumas onde o preenchimento foi aplicado
  • Não é aconselhável que o paciente use óculos nos primeiros dias após o procedimento
  • Não é recomendado fazer exercícios mais pesados ou se expor ao sol
  • Para a hora de dormir, recomenda-se que o paciente deite-se com elevação da cabeça.

Qual a duração dos resultados da rinomodelação?

O tempo médio de duração dos resultados desse procedimento é de 1 ano, quando se utiliza ácido hialurônico de alta densidade. A qualidade do resultado está diretamente ligada à experiência do cirurgião, a delicadeza da infiltração do preenchedor e a qualidade do produto.

Qualquer pessoa pode se submeter à rinomodelação?

O procedimento não é indicado para pacientes que:

  • Tenham alergia a substância ou componentes da fórmula do preenchimento
  • Mulheres gestantes ou que estejam amamentando
  • Pacientes que tenham doenças autoimunes ou que apresentem quadro infeccioso no local onde o produto será aplicado
  • Pacientes que estejam com quadro de gripe ou similar

O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional?

Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

Picture of  Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Picture of  Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?