As pálpebras pesadas conferem ao olhar um aspecto cansado, triste e envelhecido. Se você possui essas queixas, confira o texto e conheça a Blefaroplastia!
O que é a Blefaroplastia?
A Blefaroplastia é uma cirurgia plástica que tem sido cada vez mais procurada por pessoas que desejam corrigir o olhar cansado e rejuvenescer a região dos olhos.
Esta intervenção, popularmente conhecida como cirurgia das pálpebras, é realizada para remover o excesso de pele, gordura e músculo ao redor dos olhos, que podem resultar em bolsas de gordura, flacidez e rugas, conferindo ao olhar uma aparência cansada e envelhecida.
O que causa o olhar cansado?
O olhar cansado pode ser causado por diversos fatores, como:
- o envelhecimento natural,
- genética,
- exposição ao sol,
- tabagismo,
Conforme envelhecemos, a pele ao redor dos olhos tende a perder elasticidade e firmeza, resultando em bolsas de gordura sob os olhos, pálpebras caídas e rugas finas ao redor dos cantos dos olhos, conhecidas como pés de galinha.
Essas alterações podem não apenas causar desconforto estético e afetar a autoconfiança e a percepção da própria imagem.
Durante a consulta inicial para a Blefaroplastia, o cirurgião plástico avalia a condição da pele e das estruturas ao redor dos olhos, discute as expectativas e objetivos do paciente e elabora um plano cirúrgico personalizado para alcançar os resultados desejados.
Em alguns casos em que o estágio de envelhecimento seja mais avançado, a Blefaroplastia pode ser combinada com outros procedimentos, como Lifting facial ou Brow Lift (correção de sobrancelhas), para obter um rejuvenescimento facial mais abrangente e harmonioso.
Como é feita a Blefaroplastia?
O procedimento de Blefaroplastia envolve incisões cuidadosamente posicionadas ao longo das linhas naturais das pálpebras superiores e/ou inferiores.
Através dessas incisões, o cirurgião remove o excesso de pele, gordura e músculo, remodelando a região dos olhos para uma aparência mais jovem e revitalizada. Após a remoção do tecido em excesso, as incisões são fechadas com suturas finas e delicadas.
Após a cirurgia, edemas e equimose pode acontecer, isso quer dizer que pode haver inchaço e hematomas e desconforto ao redor dos olhos, que tendem a diminuir em poucos dias.
O tempo de recuperação é rápido, o paciente pode retomar o trabalho ainda na mesma semana da cirurgia, usando óculos escuros. É importante evitar o sol no início da recuperação, os pontos são removidos após uma semana.
Maquiagem pode ser utilizada após duas semanas da cirurgia, porém as cicatrizes são muito discretas e ficam bem disfarçadas em local privilegiado nas pálpebras superiores e inferiores.
As atividades físicas devem ser retomadas gradualmente, deixando as mais intensas para após 1 mês da cirurgia. Compressas frias de soro fisiológico podem auxiliar os pacientes no pós-operatório, sendo muito importante seguir todas as orientações do cirurgião plástico para ter uma boa cicatrização.