O nariz sangra após a Rinoplastia?

o nariz sangra após a rinoplastia face-de-mulher-bonita-com-curativo-no-nariz-rinoplastia

O nariz sangra após a Rinoplastia? Se essa é uma das dúvidas sobre o pós-operatório de Rinoplastia, confira o texto e saiba mais!

Confira também esse conteúdo: https://www.iransanches.com.br/vou-sentir-dor-apos-a-rinoplastia/

É comum que pacientes que realizam Rinoplastia experimentem algum grau de sangramento nasal, sobretudo no primeiro dia após a cirurgia. Por esse motivo, o paciente além de ter o curativo externo sobre o nariz (aquaplast) terá uma gaze embaixo das narinas.

Este aspecto é considerado normal e faz parte do processo de cicatrização. A Rinoplastia envolve manipulação de tecidos internos e estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz, assim como outra cirurgia, o que pode causar pequenos sangramentos em razão das incisões necessárias.

Por que o nariz sangra após uma Rinoplastia?

Após a cirurgia, o nariz ainda está em processo de recuperação e cicatrização. Alguns pontos levam ao sangramento nasal:

Corte nos tecidos internos: Durante o procedimento, os vasos sanguíneos no interior do nariz são manipulados ou cortados para permitir a remodelação das estruturas ósseas e cartilaginosas. Esses cortes podem levar a pequenos sangramentos durante o período de cicatrização.

Pressão nasal: Espirros, exercícios físicos ou atividades que exercem esforço excessivo podem aumentar a pressão dentro do nariz. Isso pode romper vasos sanguíneos sensíveis, especialmente em áreas que ainda estão em processo de cicatrização após a cirurgia, resultando em sangramento. Os exercícios são liberados após 3 semanas em intensidade leve e intensos após 2 meses.

Alterações de temperatura: O tempo seco ou quente podem levar ao ressecamento das mucosas nasais, tornando os vasos sanguíneos mais frágeis e suscetíveis a rupturas. O ressecamento dificulta a cicatrização adequada dos tecidos internos do nariz, aumentando a probabilidade de sangramento.

Além disso, mudanças bruscas de temperatura podem causar vasodilatação (dilatação dos vasos sanguíneos), o que também contribui para o aumento do risco de sangramento. Usar umidificadores em ambientes internos e evitar exposições prolongadas a condições climáticas extremas pode ajudar a prevenir esses episódios.

O nariz sangra após a rinoplastia - mulher-sendo-examinada-pelo-cirurgiao-plastico-com-luvas-verdes-e-avental

Como prevenir sangramentos?

Seguir as orientações médicas rigorosamente é fundamental para minimizar os riscos de sangramento. Aqui estão algumas dicas importantes:

  1. Evite esforços físicos antes da liberação do cirurgião plástico;
  2. Mantenha a cabeça elevada ao dormir, não de lado ou de bruços;
  3. Não mexa no nariz, evite assoar, coçar ou manipular o nariz recém-operado;
  4. Mantenha o nariz úmido e limpo com aplicação de soro fisiológico e soluções indicadas pelo cirurgião plástico.

Conclusão

O sangramento após a Rinoplastia é uma ocorrência normal do corpo ao procedimento cirúrgico. Contudo, o acompanhamento médico com o seu cirurgião plástico é essencial para garantir uma recuperação tranquila.

Mantenha a comunicação aberta com o profissional, siga as recomendações pós-operatórias e informe imediatamente qualquer anormalidade. O cuidado adequado ajudará a garantir que você alcance os resultados desejados com segurança.

O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) Confira aqui: https://www.cirurgiaplastica.org.br/  e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em Rinoplastia, Blefaroplastia, Brow Lift, Facelift, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

Picture of  Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Picture of  Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?