Com o passar dos anos, a busca por cirurgias de caráter estético e procedimentos que promovem embelezamento cresceu, entre homens e mulheres. As alterações desejadas são diversas e em várias áreas do corpo, com o aumento dessa procura, muitas informações podem ser espalhadas contendo inverdades, principalmente na internet.
Vamos desmistificar algumas informações sobre os procedimentos estéticos e cirurgias plásticas, se você se interessa por esse assunto, confira o texto!
Como na internet as informações são propagadas em uma velocidade bem maior e para muitas pessoas ao mesmo tempo, algumas inverdades são criadas, passam a circular e ganhar força.
Esses mitos sobre a cirurgia plástica podem até mesmo causar medo aos pacientes que desejam realizar o procedimento ou levá-los a ter expectativas irreais quanto aos resultados dos procedimentos. Para ajudar a desvendá-los vamos responder algumas das dúvidas mais comuns com o auxílio de um cirurgião plástico.
É verdade que cirurgias plásticas fazem milagres?
Muitos pacientes que buscam rejuvenescimento por meio de procedimentos estéticos, sejam eles cirúrgicos ou não, almejam tratar sinais de idade, rugas, flacidez de pele e acúmulo de gordura. É um erro comum acreditar que a cirurgia plástica irá reverter todo e qualquer sinal do avanço do tempo.
As cirurgias plásticas podem proporcionar resultados incríveis e muito satisfatórios, podemos citar como exemplo a Rinoplastia. Quando essa cirurgia é bem conduzida e bem indicada, o resultado tem durabilidade e pode ser até mesmo considerado miraculoso ao analisar antes e depois.
No entanto é importante que um cirurgião plástico ético e competente informe ao paciente sobre o que é possível obter dentro das expectativas aliadas às técnicas cirúrgicas.
A reversão de rugas e flacidez, por exemplo, dependem bastante do estado da face e grau de envelhecimento. Quando nos referimos às cirurgias plásticas faciais, o cirurgião plástico irá atenuar o ar de cansaço ou tristeza, tratando rugas mais profundas.
A intenção é trazer harmonia ao rosto, suavizando pontos que incomodam o paciente, para revitalizar sua autoestima e realçar a sua beleza natural, tudo isso com bom senso estético, de forma que não evidencie a “cara de plástica”.
Leia Mais: Cirurgião Plástico especialista em face
Os resultados dos procedimentos estéticos irão durar para sempre?
Quando abordamos os procedimentos estéticos não invasivos, como aplicação de Toxina Botulínica e preenchedores, como o Ácido Hialurônico, é um engano comum pensar que os resultados promovidos por eles irão durar para a vida toda.
Esses procedimentos têm um prazo de duração longo, porém são transitórios. A Toxina Botulínica é utilizada para tratar rugas na testa e cantos dos olhos, área conhecida como pés de galinha. A ação da toxina paralisa a musculatura da face e impede a movimentação, portanto impede a formação de novas rugas.
Também suaviza rugas já existentes e impede que elas fiquem visíveis, pelo período de mais ou menos 4 a 6 meses. O preenchimento com Ácido Hialurônico é utilizado para reposição de volume e tratamento de assimetrias em diversas áreas do rosto, por exemplo, queixo, nariz, mandíbulas, maçãs do rosto e lábios.
Além de melhorar o contorno facial, suavizar sulcos e rugas de maior profundidade, podendo ser aplicado na região do bigode chinês, o sulco nasogeniano. Os resultados costumam durar em média 18 meses. Tanto a Toxina como o Ácido Hialurônico demandam reaplicação para manutenção do resultado almejado.
No caso das cirurgias plásticas, os resultados são mais definitivos, mas isso não significa que o processo natural de envelhecimento foi barrado, isso é humanamente impossível. O paciente irá envelhecer a partir de uma aparência mais jovem alcançada pela cirurgia plástica.
Uma maneira de maximizar esses resultados é aliar os tratamentos estéticos com as cirurgias plásticas, ter uma boa rotina de cuidado com a pele, usar sempre filtro solar, manter uma boa alimentação e vida mais ativa e saudável, com prática de exercícios frequente.
Consigo ter o rosto igual ao de uma pessoa famosa que admiro?
Alguns pacientes costumam levar uma inspiração dos resultados que almejam para a consulta com o cirurgião plástico. A intenção nesses casos é replicar em seu próprio rosto, traços faciais de alguma celebridade que ele admira.
Essa prática não é recomendada, pois destoa da realidade. Mesmo os procedimentos não invasivos levam em consideração as particularidades físicas e demandas de cada pessoa. Não é possível reproduzir, por exemplo, o nariz de uma celebridade no paciente, mesmo que o cirurgião plástico modifique o formato do nariz.
A cirurgia plástica, principalmente em técnicas complexas e delicadas como a Rinoplastia, não almeja tornar uma pessoa igual à outra, mas sim alinhar suas proporções, trazendo a beleza através da harmonia dos traços. As formas étnicas também são respeitadas para atender os desejos do paciente sem descaracterizá-lo.
Leia Mais: 10 famosas que fizeram Rinoplastia
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de 30 anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!