A harmonia entre as proporções do nariz e queixo podem realçar muito a beleza, trazer mais autoestima e autoconfiança. A combinação entre Mentoplastia e Rinoplastia produz excelentes resultados, se você se interessa por esses procedimentos, confira o texto e entenda mais!
Conheça a Perfiloplastia
O equilíbrio do rosto depende da sutileza harmônica entre seus terços, superior (testa e sobrancelhas), médio (olhos, nariz e maçãs do rosto) e inferior (queixo, boca, mandíbula e bochechas).
A Mentoplastia é o procedimento que corrige as dimensões do queixo, pode ser realizada através de inclusão de próteses ou por meio de preenchimento com Ácido Hialurônico. Embora o padrão ouro da Mentoplastia, ou seja a forma mais segura e recomendada, atualmente seja o uso de preenchedores.
Leia Mais: O que é Mentoplastia?
As próteses de silicone já não estão sendo utilizadas na Mentoplastia, mas embora as técnicas tenham mudado, em caso cirúrgico com o uso de próteses, nesse caso de polietileno há risco de complicações e riscos, como infecções.
A Rinoplastia, uma das cirurgias plásticas mais buscadas e com maior potencial embelezador, pode corrigir tamanho e forma do nariz. Cada nariz é único, pois cada pessoa tem características físicas únicas, o cirurgião plástico considera não apenas as expectativas do paciente, mas também anatomia e traços étnicos de cada um.
É importante que o paciente busque um profissional com vasto conhecimento e experiência na realização de ambos os procedimentos. Embora o tempo cirúrgico de ambas seja considerado pequeno, são técnicas complexas que requerem um nível de conhecimento alto.
O desenho da face é muito influenciado pelas proporções do nariz e queixo. Para suavizar deformidades e desarmonias estéticas, o cirurgião plástico pode indicar a associação entre Mentoplastia e Rinoplastia, conhecida como Perfiloplastia.
Quando a combinação entre Mentoplastia e Rinoplastia é indicada?
O nariz e o queixo, ou mento, são as porções do rosto que cooperam mais significativamente para proporcionar harmonização facial. A combinação entre essas técnicas é necessária quando o cirurgião plástico determina, mediante avaliação do caso e análise das queixas e expectativas do paciente.
Um procedimento realça o resultado do outro, durante a Perfiloplastia, geralmente o cirurgião plástico inicia a correção do queixo com a Mentoplastia, pode ser necessário aumentá-lo usando próteses de polietileno. Também é possível alinhar o contorno, assimetrias e projeção, acessando a estrutura óssea do mento.
As incisões de Mentoplastia são feitas dentro da boca, então não existem cicatrizes aparentes. Caso o cirurgião plástico opte pelo preenchimento com Ácido Hialurônico para correção do queixo, é utilizada substância preenchedora, totalmente compatível, pois pode ser absorvida pelo nosso corpo. Como já mencionamos, o uso de preenchimento é a forma mais segura para o resultado do procedimento e saúde do paciente.
Em seguida o nariz é alterado para realizar as modificações necessárias, podem ser redução da giba nasal, diminuição das asas nasais, redução ou aumento do tamanho, projeção da ponta e também correção de deformidades e assimetrias.
Quanto ao método de realização a Rinoplastia pode ser aberta ou fechada, isso depende da dimensão das modificações que o cirurgião plástico irá realizar. Para essa combinação de Rinoplastia e Mentoplastia a indicação mais correta e segura é a anestesia geral, assim o anestesista terá mais controle sobre as vias aéreas do paciente.
Leia Mais: Cirurgia Plástica combinada conheça as vantagens.
Quando combinamos cirurgias plásticas o paciente se beneficia da mesma internação, mesma anestesia, mesmo período de pós-operatório. Os resultados estéticos são vistos em conjunto, o que destaca o efeito de cada procedimento e entrega um perfil bem mais bonito e equilibrado.
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de 30 anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!