Você que sonha em modificar o tamanho ou formato do seu nariz através da Rinoplastia, com certeza já deve ter pesquisado bastante na internet a respeito, certo? É preciso ter cuidado e avaliar bem as informações para não acreditar em inverdades.
Sempre busque um cirurgião plástico especialista para tirar suas dúvidas sobre o procedimento. Confira o texto e saiba mais sobre uma das principais dúvidas sobre essa cirurgia: A melhor época para a Rinoplastia é o verão ou o inverno?
Existe um conceito que os pacientes preferem o inverno para realização da Rinoplastia, essa ideia se tornou muito popular, pois muitos acreditam que no verão o nariz tende a inchar mais e isso poderia prejudicar o resultado.
Uma das orientações do pós-operatório de Rinoplastia é evitar sol, mormaço e temperaturas altas, pois isso pode, em excesso, manchar a pele de forma permanente ou contribuir para dilatação dos vasos e aumentar o inchaço do nariz e rosto.
No entanto, o período do verão não impede de forma alguma que a cirurgia seja feita. A melhor época é sempre a que melhor se encaixa na agenda profissional, de estudos e no planejamento financeiro de cada pessoa.
Os bons resultados estão mais ligados aos cuidados corretos e higiene interna do nariz após a cirurgia, bem como escolha de um profissional adequado que ao período do ano.
Inicialmente, precisamos entender o que causa as manchas roxas, conhecidas como equimoses e o inchaço, que é o edema pós-cirúrgico:
Fatores que influenciam os edemas e equimoses após a Rinoplastia
Tipo e qualidade da anestesia utilizada:
Uma anestesia geral aplicada por um médico anestesista competente e experiente, feita com drogas de drogas de boa qualidade, consegue causar uma diminuição da pressão (hipotensão induzida) do paciente durante a cirurgia.
Isso quer dizer que o paciente vai ter um menor sangramento pelo nariz, o que garante um pós-operatório bem mais tranquilo, com menos presença de roxo e menos inchaço.
Vale lembrar que sempre deve ser realizada em hospital, para garantir apoio ao médico e segurança e conforto ao paciente durante e após a cirurgia.
Técnica do cirurgião plástico:
A Rinoplastia é uma cirurgia muito complexa, com duração de cerca de 3 horas, que deve ser realizada somente por profissionais com alto nível de conhecimento e constante atualização na área da cirurgia plástica e da Rinoplastia.
As técnicas mais sofisticadas e atuais da Rinoplastia, que são os métodos menos traumáticos, mesmo quando existe tratamento da parte óssea com fraturas, o paciente tende a inchar menos e ter menos manchas roxas.
Equipamentos de última tecnologia e cirurgias menos invasivas são o padrão ouro atual para a realização da Rinoplastia com os melhores resultados.
Estado de saúde do paciente:
Pacientes que possuem quadros de pressão alta, mesmo que momentâneos, conhecidos como escapes de pressão, são pessoas que durante o seu pós-operatório tendem a ficar mais inchados e roxos naturalmente. A resposta individual de cada organismo também é algo a ser avaliado na Rinoplastia.
Para a liberação da realização da Rinoplastia, o paciente é submetido a exames laboratoriais e cardiológico, e em pacientes de idade mais madura ou com alguma patologia, uma autorização de um médico cardiologista é necessária baseada na análise dos seus exames.
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em Rinoplastia, Blefaroplastia, Facelift, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!