O desejo de realizar uma cirurgia estética pode surgir independente da idade, em homens ou mulheres. Geralmente corrigem alguma característica do corpo que causa insegurança e prejudica a autoestima do paciente, como é o caso da rinoplastia.
Muitas pessoas se queixam do tamanho e formato do nariz, recorrendo à cirurgia de rinoplastia para resolver esse desconforto.
Confira o texto e entenda mais sobre essa cirurgia e a partir de que idade ela é indicada!
O número de cirurgias plásticas realizadas em adolescentes tem aumentado, bem como o número de interessados nesses procedimentos dessa faixa etária.
A adolescência é uma fase muito complicada, a puberdade traz muitas mudanças físicas e emocionais. O estirão de crescimento pode deixar algumas partes do corpo desproporcionais, existe o bullying nas escolas e até mesmo entre amigos e outras questões que envolvem o desejo de modificar o corpo através da cirurgia plástica.
O consentimento dos pais ou responsáveis é imprescindível, mas acima de tudo o jovem deve estar seguro com a sua decisão e ter certeza que irá realizar a cirurgia, seja ela facial ou corporal, por sua própria vontade, para melhorar sua relação consigo mesmo e ter mais qualidade de vida e autoconfiança.
A rinoplastia é uma das cirurgias estéticas mais procuradas, por ser uma área de destaque no rosto, o nariz é foco de maioria das queixas entre os jovens que buscam esses procedimentos.
Juntamente com os pais ou responsáveis, a busca por um cirurgião plástico com especialidade em rinoplastia deve ser feita. Quanto mais experiência nessa cirurgia o médico tiver, mais segurança passará ao paciente, é comum que os adolescentes tenham muitas dúvidas e se sintam inseguros ou ansiosos nesse momento.
Em consulta todas as dúvidas serão esclarecidas com vocabulário acessível, é sempre válido ressaltar a importância das expectativas realistas. Cada caso terá o melhor resultado dentro das suas particularidades de peso, altura, medidas do rosto, espessura da pele do nariz, etnia, entre outros.
Dessa forma, não é possível ter como inspiração a foto de uma modelo ou artista famoso, pois cada nariz é único e, portanto, após a rinoplastia, terá seu resultado de acordo com o processo de recuperação do paciente e de acordo com suas características pessoais, como já citamos.
Após esse momento inicial são necessários exames laboratoriais e cardiológicos que comprovem o bom estado de saúde do paciente.
Uma das recomendações do cirurgião plástico para casos de rinoplastia em pessoas muito jovens é que o procedimento é indicado após os 15 anos de idade, assim o desenvolvimento nasal e ósseo já estará completo.
Pode também ser indicado em adolescentes com idade inferior aos 15, mas que tiveram rápido desenvolvimento, isso pode ocorrer, sobretudo em meninas, que costumam se desenvolver fisicamente de forma mais acelerada. Em meninos, esse processo pode ser um pouco mais lento, sendo recomendado esperar por mais algum tempo.
Adolescentes geralmente desenvolvem muitas atividades físicas, como esportes e dança, podem apresentar dificuldade respiratória ao desempenhar essas atividades, ou até mesmo ao dormir. A rinoplastia também pode ajudar muito nesses casos.
Além da queixa estética, a rinoplastia pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos jovens em relação à parte funcional. Pode ser associada á correção de desvio de septo ou hipertrofia de cornetos, por exemplo, possibilitando uma grande melhora na respiração.
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional?
Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!