Como qualquer outra cirurgia, seja ela de função estética ou não, a Rinoplastia exige alguns cuidados no pós-operatório. Entre essas recomendações existe o afastamento de atividades físicas por um determinado período.
Se você também deseja realizar uma Rinoplastia e tem dúvidas sobre o pós-operatório e recuperação, confira o texto!
O paciente pode ficar tranquilo quanto ao pós-operatório de Rinoplastia, esse período costuma ser indolor. No entanto, assim como outras cirurgias plásticas, o repouso e cumprimento correto das orientações médicas são essenciais para resultados satisfatórios.
Os retornos com o profissional que realizou o procedimento são muito importantes, o acompanhamento médico correto avalia a evolução da cicatrização e de toda a recuperação do paciente. Existem algumas orientações a serem seguidas após a Rinoplastia, conheça as principais:
– O curativo (Aquaplast) de Rinoplastia é removido pelo cirurgião plástico após 7 a 9 dias, durante esse tempo o paciente deve permanecer de repouso e o afastamento do trabalho ou estudos é recomendado para maior comodidade.
– Somente após a remoção do curativo o paciente estará liberado para dirigir.
– Esse curativo não deve ser molhado, então o ideal é tomar bastante cuidado no banho, se possível ir ao salão de cabeleireiro, caso tenha cabelos mais longos. O rosto deve ser higienizado não com água corrente, mas com uma toalha macia e seu sabonete facial de preferência.
– No período de 2 meses após a Rinoplastia, é contraindicado o esforço físico. Existe o risco de trauma, pancada ou situações que possam danificar o nariz recém-moldado.
Leia Mais: Após Rinoplastia quanto tempo depois posso viajar?
Além disso, quando nos exercitamos nossa frequência cardíaca aumenta e isso pode levar a um sangramento nasal, sobretudo se o paciente também passou uma correção de cornetos associada à Rinoplastia.
A cada retorno o cirurgião irá avaliar e aos poucos pode liberar atividades de menor impacto, caminhada, esteira e bicicleta, desde que seja de intensidade leve. Essa liberação pode ocorrer após 3 semanas, dependendo de cada caso e também se houve associação com outra cirurgia plástica.
A Rinoplastia, embora seja uma cirurgia complexa, possui um tempo cirúrgico pequeno (entre 2 a 3 horas) e pode ser associada com segurança a outras cirurgias. As combinações mais comuns são correção do desvio de septo, cornetos, Lipoaspiração de pescoço, Lipoaspiração corporal, Blefaroplastia, Lifting facial, entre outras.
Essa interação com o cirurgião plástico nos retornos é muito importante, pois cada paciente tem seu ritmo de recuperação e tanto o pré como o pós-operatório devem ser individualizados.
– Nos primeiros dias, o ideal é dormir em posição com a cabeça elevada pelos travesseiros;
– Alimentos devem ser ingeridos frios ou em temperatura morna, o paciente deve evitar comidas muito quentes e de consistência dura na fase inicial do pós-operatório;
– Nos primeiros 60 dias também deve ser evitada a exposição solar, ambientes muito quentes e até mesmo mormaço. Caso o cirurgião tenha liberado os exercícios moderados após 3 semanas, indicamos que realize em ambiente fechado ou à noite;
– Por igual período, não use óculos de grau ou de sol, nem nenhum acessório que faça pressão no nariz. Isso pode prejudicar a forma, especialmente em casos onde intervenção na parte óssea foi necessária.
Leia Mais: Como é a recuperação no pós operatório de uma Rinoplastia
Escolhendo um profissional de excelência e seguindo essas recomendações com cautela, com certeza o resultado da sua Rinoplastia será fantástico, como você sonha!
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de 30 anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!