Afinal, qual a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura? Conversamos com o cirurgião plástico Dr. Iran Sanches, e tiramos todas as dúvidas sobre os dois procedimento.
Por isso, acompanhe este artigo e tire as suas dúvidas sobre as duas técnicas!
O que é Lipoaspiração?
A lipoaspiração é considerada um procedimento cirúrgico no qual o excesso de gordura é retirado do tecido adiposo por meio de uma aspiração. Deste modo, o médico cirurgião plástico utiliza um instrumento chamado de cânula, que é ligado a um aparelho de sucção a vácuo. Este processo é responsável por sugar a gordura, que comumente está localizada na parte inferior das camadas da pele.
Além da cânula simples, outra opção é a vibrolipoaspiração, que utiliza uma cânula com mecanismo de vibração, que facilita a retirada da gordura. No entanto, é importante saber que a lipoaspiração não tem o objetivo de eliminar a obesidade. Este procedimento é indicado para aquelas pessoas que não conseguem eliminar gorduras indesejadas por meio de dietas e exercícios físicos.
Além disso, ele serve para remodelar a silhueta, podendo ser feito em diversas áreas do corpo, como, por exemplo, no abdômen, costas, braços e coxas.
O que é Lipoescultura?
A lipoaspiração e a lipoescultura são métodos bem parecidos. Entretanto, a única diferença que define a lipoaspiração da lipoescultura, é que o cirurgião plástico retira a gordura, limpando-a e colocando-a em outra área do corpo. Ou seja, para dar contorno ou aumentar o volume do corpo, ele insere a gordura retirada na área solicitada pelo paciente.
Essa técnica é muito usada nos enxertos de gordura dos glúteos e da face, mas também pode ser aplicada nas mãos e panturrilha. Além disso, é indicado para pessoas que desejam eliminar gordura acumulada em áreas específicas e buscam ter mais volume em outras. Contudo, o objetivo desta cirurgia plástica é remodelar e melhorar o contorno corporal.
Existem riscos para a saúde? Quais são eles?
Assim como qualquer outra cirurgia plástica, a lipoaspiração e lipoescultura requerem cuidados e oferecem risco, embora sejam considerados procedimentos simples e seguros. Portanto, é de suma importância que o paciente seja orientado sobre possíveis complicações como, por exemplo, hemorragia, infecção, necrose, embolia pulmonar e trombose venosa.
Por isso, nas duas técnicas, o paciente deve ser submetido à anestesia geral, peridural ou local com sedação, pois os procedimentos duram de 2h a 5h, podendo variar de acordo com o tamanho da área operada.
Como é a recuperação dos dois procedimentos?
A lipoaspiração e lipoescultura são cirurgias consideradas simples. Em muitos casos, o paciente tem alta hospitalar no mesmo dia ou, no máximo fica 24 horas em observação. Tudo depende de como a pessoa vai reagir durante a recuperação.
A dor e o desconforto variam com a sensibilidade de cada paciente. Comumente, o inchaço e dor fazem parte da área operada, pois a mesma está sendo pressionada. Alguns pacientes queixam-se também de insensibilidade e amortecimento no local. No entanto, esses sintomas são facilmente tratados com analgésicos e antibióticos que ajudam a prevenir qualquer infecção.
A recuperação total leva cerca de sete meses. No entanto, quatro meses após o procedimento já é possível observar os resultados.
Quais são os cuidados no pós operatório?
Após submeter-se à lipoaspiração ou lipoescultura, é necessário usar uma cinta modeladora durante dois meses, no máximo. A cinta ajuda a reduzir o inchaço e a melhorar a modelação da área operada.
Também é recomendado fazer as sessões de drenagem linfática com um profissional habilitado para melhorar o inchaço e reduzir a chance de fibroses.
Dr. Iran Sanches
Conheça o Dr. Iran Sanches e tenha todos os benefícios deste método à sua disposição! Entre em contato conosco e agende sua cirurgia de Lipoaspiração ou Lipoescultura.