Existem diversos tipos, tamanhos e formatos de nariz, principalmente no Brasil, um país com uma variedade tão rica em elementos formadores das características do seu povo.
Hoje vamos falar um pouco sobre dois tipos bem comuns, o nariz negroide e o caucasiano, elencando também as suas diferenças em relação à cirurgia de rinoplastia. Por ser uma área de destaque no rosto, o nariz chama bastante atenção, figurando entre os maiores motivadores na busca pela cirurgia plástica.
Confira o texto!
A rinoplastia é um procedimento muito procurado em todo o mundo, ela possibilita alterar a forma e tamanho do nariz, proporcionando mais harmonia aos traços do rosto, ressaltando a beleza do paciente e sua autoestima. Pode significar a realização de um sonho para muitas pessoas.
O cirurgião plástico com foco de atuação em rinoplastia leva em consideração as individualidades de cada paciente para projetar um resultado. São consideradas proporções faciais (medidas do terço superior, médio e inferior do rosto), a parte óssea, altura, desejo do paciente, entre outros aspectos. Isso tudo em paralelo com as possibilidades cirúrgicas, que variam para cada caso.
Algumas das diferenças em relação à rinoplastia em nariz negroide e em nariz caucasiano são relacionadas a resultados. Elencamos suas principais características:
Nariz negroide
Pessoas afrodescendentes geralmente têm esse formato de nariz, caracterizado principalmente pela baixa projeção da ponta e narinas largas. Predominante na população negra, mas também presente em muitos outros brasileiros, em razão da grande miscigenação do nosso povo.
O cirurgião plástico, nesses casos, tentará afinar o nariz, deixando-o mais alto e harmônico, reduzindo a aparência arredondada de sua ponta. Existem algumas limitações do nariz negroide na rinoplastia, como a pele mais grossa e a ponta menos projetada. Isso deve ser bem esclarecido aos pacientes, visando não criar expectativas irreais.
Devem ser respeitadas as particularidades do nariz negroide, mantendo suas características étnicas, assim o nariz não irá destoar das demais partes do rosto. O formato do nariz deve estar harmônico com a face, isso confere mais leveza e beleza aos traços.
Nariz caucasiano
Esse formato de nariz também é muito comum no Brasil, principalmente em pessoas que, por exemplo, tenham descendência europeia, como as de origem italiana ou árabe.
As características desse nariz são o tamanho grande, bem projetado e o dorso nasal elevado. A queixa mais comum dos pacientes com nariz caucasiano é o perfil, justamente pela elevação do osso do dorso.
Nesses casos, o cirurgião plástico por meio da rinoplastia, reduz o tamanho do nariz, deixando o dorso mais reto, eliminando a giba protuberante. Por apresentar uma pele mais fina e uma projeção maior da ponta, os resultados em narizes caucasianos são mais expressivos e o refinamento alcançado pela rinoplastia é mais evidente.
No entanto, narizes caucasianos também podem apresentar pele mais grossa, o que pode limitar os resultados da rinoplastia. O ideal é que o paciente seja avaliado por um profissional experiente, com especialidade na cirurgia de rinoplastia.
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional?
Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!