As cirurgias plásticas estão cada vez mais em evidência no mundo todo, no Brasil houve um aumento significativo nos últimos anos, mas com a alta demanda os pacientes devem se atentar pela busca de profissionais qualificados.
Se você pretende passar por procedimento cirúrgico e ainda tem dúvidas sobre como escolher o cirurgião plástico, preste atenção ao texto!
O médico precisa ter registro dentro do Conselho Regional de Medicina (CRM), mas também é necessário que tenha a especialização em cirurgia plástica para que possa exercer a função de cirurgião plástico.
Quando o paciente escolhe um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), é possível ter mais segurança e confiança na realização do procedimento.
Quando o médico cirurgião plástico é membro da SBCP isso quer dizer que ele cumpre os seguintes requisitos:
– Finalizou o treinamento em cirurgia geral e também em cirurgia plástica: São vários anos de estudo e aperfeiçoamento de técnicas e conhecimentos para tornar o cirurgião especialista em cirurgia geral e em cirurgia plástica.
-Está apto a realizar todos os tipos de cirurgia plástica: Sendo mais recomendado que o paciente escolha um cirurgião que possui especialidade no procedimento de seu interesse. Por exemplo, pacientes que têm o sonho de mudar o nariz, o mais indicado e alinhado com seus objetivos é escolher um cirurgião plástico especialista em rinoplastia.
– Atua sob um código de ética profissional: A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) possui regulamentos que norteiam a conduta dos cirurgiões plásticos, bem como o Conselho Regional de Medicina (CRM) guiam os profissionais da área médica nos padrões da ética, para garantir respeito e segurança aos pacientes.
– Opera em instituições médicas credenciadas: Isso quer dizer que o cirurgião plástico realiza seus procedimentos cirúrgicos em boas clínicas e hospitais, equipados com toda a estrutura física e pessoal preparado para dar suporte ao paciente desde o pré ao pós-operatório, garantindo seu bem-estar, saúde e excelência dos resultados das cirurgias.
Leia mais: 5 passos para escolher uma clínica de cirurgia plástica
É preciso que o paciente conheça o médico cirurgião plástico que irá realizar a sua cirurgia, seja ela estética ou reparadora, para que as expectativas estejam alinhadas com as possibilidades cirúrgicas e com a harmonia dos seus traços físicos.
Através da internet também é possível verificar muitas informações a respeito do cirurgião plástico, inclusive certificações e depoimentos de experiência de outros pacientes.