Também denominada de lifting facial, a cirurgia plástica facelift é indicada para pacientes que desejam tratar os efeitos do envelhecimento no rosto.
Se você se interessa por esse procedimento, confira o texto!
Uma aparência mais jovem é uma grande expectativa para os pacientes que buscam a cirurgia plástica. Atualmente existem diversas técnicas e tecnologias disponíveis nesse ramo, assim cada vez mais é possível ter acesso ao rejuvenescimento facial.
Uma das opções para essa finalidade é o facelift, que também pode ser conhecido por lifting facial. Entenda como essa cirurgia pode rejuvenescer o rosto e devolver a autoestima e a qualidade de vida.
Leia Mais: Cirurgias de rejuvenescimento facial – Iran Sanches
O que é o facelift?
A diminuição da produção de colágeno pelo nosso corpo ao longo dos anos é a causa da flacidez, natural do processo de envelhecimento facial. Por esse motivo, com o avanço da idade surgem as rugas e os sulcos na pele, devido à perda de gordura, intensificando o aspecto das linhas de expressão, deixando o rosto bem mais marcado.
A cirurgia de facelift é uma plástica que corrige esses sinais de envelhecimento, suavizando vincos e sulcos, faz o levantamento dos tecidos do rosto e proporciona mais definição ao contorno facial.
O facelift contempla em sua realização as áreas das pálpebras e as áreas do nariz e testa, mandíbula e pescoço, chamadas de zona T. O lifting facial ou facelift, pode ser de diferentes tipos, são eles:
– lifting temporal: Foca sua atuação na região das sobrancelhas, em sua cauda;
– lifting frontal: Ameniza rugas e linhas de expressão na região da testa;
– lifting cervicofacial: Esse tipo tem mais proximidade com a técnica tradicional e trata flacidez da face e região do pescoço.
Através desses tipos de procedimento, o facelift se estende para atender as demandas dos pacientes e tratar especificamente cada insatisfação de forma individualizada, com maior eficiência em resultados.
Quando o facelift é indicado?
O facelift foca em problemas mais severos em relação à aparência do rosto, atuando em casos onde procedimentos estéticos, de caráter não invasivo, não surtem os efeitos desejados.
A indicação do facelift é geralmente passada pelo cirurgião plástico aos pacientes que possuem idade superior a 40 anos ou em casos onde o envelhecimento precoce ocorreu de forma acentuada, por vários motivos, seja exposição solar intensa, genética, maus hábitos, entre outros.
O facelift é o procedimento mais indicado para esses pacientes que sofrem com a flacidez em excesso no rosto e perda da definição do contorno facial, proporcionando resultados incríveis, harmônicos e grande satisfação pessoal.
É preciso que o paciente escolha um cirurgião plástico com longa atuação e experiência nesse tipo de procedimento. O bom senso estético do profissional é muito importante para alinhar junto ao paciente as expectativas com as possibilidades reais da técnica.
Pacientes muito novos também não devem ser indicados ao procedimento, já que o facelift não trata de forma preventiva o envelhecimento facial, mas sim rejuvenesce o rosto a partir de sinais já bem visíveis.
Como é realizado o facelift?
A técnica se inicia com aplicação da anestesia, a forma mais segura é a anestesia geral, assim o anestesista terá total controle das vias aéreas do paciente. A duração da cirurgia é por volta de 4 a 5 horas.
O cirurgião plástico irá realizar incisões (cortes) na área demarcada, porém as cicatrizes são bem discretas, acompanhando o contorno da linha do couro cabeludo e também englobam a frente da orelha e atrás da orelha. A sutura é feita de forma sutil, para que passadas algumas semanas não seja mais perceptível.
Após a incisão, é descolada a pele dos músculos, de acordo com linhas demarcadas anteriormente pelo cirurgião plástico. É necessário dar alguns pontos na musculatura para minimizar a flacidez da estrutura facial. A seguir, a pele é reposicionada e o excesso é removido pelo cirurgião plástico.
Quando o nível de flacidez da região do pescoço é muito elevado, o cirurgião plástico pode optar por realizar incisões logo abaixo do queixo e tratar essa musculatura também. Uma ótima associação para cirurgia de facelift é a lipoaspiração de pescoço ou de papada, pois intensifica o delineamento do contorno facial.
Leia Mais: 5 passos para escolher uma clínica de cirurgia plástica