Os resultados da blefaroplastia podem ser vistos de forma mais definitiva a partir de 30 dias após a sua realização, período necessário para que o inchaço regrida, mas isso varia de pessoa para pessoa. Geralmente, como em outros procedimentos cirúrgicos, leva-se em torno de 90 dias para o maior evolução da cicatriz.
As cicatrizes de blefaroplastia são discretas ficam escondidas e dissimuladas no sulco palpebral superior e rente aos cílios inferiores, em poucas semanas após a cirurgia o próprio paciente já não as percebe mais, se bem realizada. De modo geral, os pacientes não sentem muita dor ao se submeterem a essa cirurgia, no primeiro dia pode acontecer uma leve ardência no local, facilmente resolvido com medicamento de ação analgésica.
O paciente leva em média 1 semana para retirar os pontos, após esse período, pode retornar a atividades normais de trabalho e estudo, as marquinhas roxas podem ser cobertas por maquiagem. Para o sucesso dos resultados da blefaroplastia, os pacientes no pós-operatório devem seguir algumas orientações:
Evitar a exposição ao sol e calor intenso – O calor e o sol podem agravar as manchas roxas resultantes do pós-operatório, causando manchas permanentes na pele. Se a exposição for de extrema necessidade, recomenda-se uso de óculos de sol;
Evitar coçar os olhos – O paciente deve evitar o ato de coçar os olhos, esfregar ou qualquer outra ação que possa gerar trauma no local;
Buscar travesseiros mais altos – Travesseiros mais altos que elevem a cabeça para dormir são mais indicados, assim o paciente evita agravar o inchaço nos primeiros dias após a cirurgia;
Cuidar da alimentação – Como é recomendado após qualquer cirurgia, o paciente deve evitar alimentos pesados, preferindo sucos, frutas, sopas e comidas leves e balanceadas.
Fazer compressas – No período inicial são indicadas compressas algumas vezes por dia com algodão embebido em soro fisiológico gelado a fim de diminuir o arroxeado da pele.
Seguir orientações médicas – É importante que o paciente siga as recomendações do cirurgião no que se refere a hábitos no pós-cirúrgico e as medicações que forem prescritas para esse período.