Como é a respiração após a Rinoplastia? Vamos explicar como a respiração é afetada, quando ela volta ao normal e quais cuidados tomar para garantir uma recuperação tranquila.
A Rinoplastia é uma cirurgia plástica que altera a forma, tamanho e, em alguns casos, melhora a respiração, por isso muitos pacientes têm dúvidas sobre como será a respiração após a Rinoplastia, especialmente nos primeiros dias e semanas de recuperação.
Como Fica a Respiração Após a Rinoplastia?
Nos primeiros dias após a cirurgia, é comum sentir dificuldade para respirar pelo nariz. Isso é causado pelo inchaço interno, já que a maior parte do procedimento é feito dentro das narinas. A congestão nasal é um efeito temporário, mas que pode causar leve desconforto.
Fases da Recuperação da Respiração Pós-Rinoplastia
Primeira Semana (Fase Aguda)
– O nariz estará inchado e pode haver sangramento leve nos dois primeiros dias. A respiração será predominantemente pela boca.
– Não são mais utilizadas estruturas internas no nariz, o curativo rígido é colocado por fora, para modelar o nariz novo.
– O uso de soro fisiológico e umidificadores de ar ajuda a aliviar o ressecamento.
Segunda e Terceira Semanas (Redução do Inchaço)
– O curativo é removido entre 7 a 9 dias após a cirurgia.
– O inchaço interno diminui gradualmente, melhorando a passagem de ar.
– Pode persistir uma sensação de nariz entupido devido ao edema residual. O paciente deve continuar dormindo de barriga para cima, com a cabeça levemente elevada.
Primeiros 3 Meses (Recuperação Intermediária)
– A respiração está normalizada, mas o nariz ainda varia entre dias com inchaço e dias sem, isso é totalmente normal.
– Exercícios de respiração e massagens suaves (se recomendadas pelo médico) ajudam.
Após 6 Meses a 1 Ano (Resultado Final)
– O inchaço interno desaparece completamente após 1 ano, período em que o resultado final da Rinoplastia se mostra. Esse processo é mais rápido em casos que o paciente tem uma pele mais fina, já em peles mais grossas isso pode elevar mais tempo.
Dicas Para Melhorar a Respiração Após a Rinoplastia
Para garantir uma recuperação mais confortável e acelerar a normalização da respiração, siga estas recomendações:
Mantenha a cabeça elevada ao dormir para reduzir o inchaço.
Use soro fisiológico várias vezes ao dia para hidratar as vias nasais.
Evite assoar o nariz com força nas primeiras semanas.
Aumente a umidade do ar com umidificadores para evitar ressecamento.
Siga todas as orientações do cirurgião plástico sobre curativos e medicamentos.
Se notar qualquer alteração fora das orientações, deve consultar seu cirurgião plástico imediatamente.
Conclusão: A Respiração Volta ao Normal?
Sim! Os pacientes recuperam a respiração normal após a Rinoplastia, muitas vezes até melhor do que antes, especialmente se a cirurgia corrigiu desvios de septo ou outras obstruções. O processo é gradual, mas seguindo os cuidados pós-operatórios corretos, os resultados serão satisfatórios.
Se você está considerando uma Rinoplastia ou já fez a cirurgia, é essencial ter paciência e seguir as recomendações médicas para garantir uma recuperação tranquila e um nariz funcional e harmonioso.
Confira também: https://www.iransanches.com.br/o-sol-no-pos-operatorio-de-rinoplastia/
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) Confira aqui: https://www.cirurgiaplastica.org.br/ e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em Rinoplastia, Blefaroplastia, Brow Lift, Facelift, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!