O pós-operatório é uma das etapas cruciais do bom resultado da Rinoplastia. O paciente deve seguir corretamente as orientações médicas sobre a higiene nasal e cuidados adequados.
Se você sonha com a Rinoplastia, confira o texto e saiba mais!
A lavagem interna do nariz após uma Rinoplastia é um procedimento essencial para garantir uma recuperação adequada.
Após a cirurgia, o interior do nariz pode ficar inchado, obstruído por secreções, sangue e crostas, o que pode comprometer a cicatrização e o conforto do paciente. Por isso, a lavagem nasal é necessária.
Objetivo da Lavagem Interna do Nariz
O principal objetivo da lavagem interna do nariz é manter as vias aéreas limpas e livres de obstruções, promovendo uma cicatrização saudável e prevenindo infecções. A solução salina utilizada na lavagem ajuda a hidratar as mucosas, reduzir o inchaço e remover resíduos que podem causar desconforto e atrapalhar a recuperação.
Durante a lavagem é preciso ter cuidado para não molhar o curativo externo, que é removido apenas após 1 semana da cirurgia.
Procedimento de Lavagem Nasal
O paciente deve manter o nariz úmido após a cirurgia, a primeira aplicação do umificador nasal (utilize o que seu cirurgião plástico indicar) deve ser após 24horas, desde que o nariz não esteja sangrando vermelho intenso. Esse processo é repetido a cada 2 horas.
A lavagem nasal deve ser feita com uma solução salina estéril (soro fisiológico), que pode ser comprada em farmácias. O procedimento é simples, mas deve ser realizado com cuidado para evitar lesões ou desconforto:
Aplicação
Utilize um dispositivo específico para lavagem nasal, seringa sem agulha, volume 5ml. Com a cabeça inclinada sobre uma pia, insira a solução em uma narina e deixe que ela escorra pela outra. Repita o processo na narina oposta.
Frequência
A lavagem inicia 48 horas após a cirurgia. Nos primeiros dias após a cirurgia, é recomendado que a lavagem seja feita 3 vezes ao dia, durante manhã, tarde e noite. A frequência pode ser reduzida gradualmente conforme a cicatrização avança.
Após a lavagem com soro fisiológico, o paciente deve utilizar um pedaço de gaze enrolada, no formato de um dedo, para auxiliar a limpeza interna. A gaze deve estar embebida em soro fisiológico.
Benefícios da Lavagem Nasal Pós-Rinoplastia
Redução de Inchaço e Congestão: O soro fisiológico ajuda a diminuir o inchaço interno e a sensação de congestão nasal.
Prevenção de Infecções: Mantendo as cavidades nasais limpas, a lavagem previne a proliferação de bactérias e a ocorrência de infecções. O paciente também toma antibiótico prescrito pelo cirurgião plástico por 2 semanas após a Rinoplastia.
Melhora na Respiração: Ao remover secreções e crostas, a lavagem facilita a passagem do ar, melhorando a respiração do paciente. Pode ser indicado como complemento algum spray nasal que melhore a respiração, a indicação do medicamento é feita pelo cirurgião plástico.
Conforto e Bem-estar: O alívio do desconforto nasal e a sensação de limpeza contribuem para o bem-estar geral do paciente durante a recuperação.
Cuidados e Considerações
Seguir as Instruções Médicas: É fundamental seguir as recomendações do cirurgião plástico quanto a todo o pós-operatório e também à técnica e frequência da lavagem.
Higiene do Material: Garantir que todos os dispositivos usados na lavagem estejam limpos e esterilizados para evitar infecções, bem como as suas mãos. Higienize sempre as mãos antes de realizar a limpeza nasal.
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em Rinoplastia, Blefaroplastia, Brow Lift, Facelift, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!