O formato do nosso nariz é um dos elementos principais quando consideramos realizar uma Rinoplastia, por isso ele interfere diretamente nos métodos utilizados e nos resultados esperados.
Se você sonha com a rinoplastia e ainda não sabe o seu tipo de nariz, confira o texto!
Em nosso país com a população tão miscigenada, podemos encontrar diversos traços faciais, com características diferentes entre si. Temos como formadores do nosso povo muitas etnias, portanto cada uma com o seu elemento marcante.
Descobrir o seu tipo de nariz é um passo crucial para alcançar os resultados desejados para uma Rinoplastia. Esse procedimento também conhecido como cirurgia plástica no nariz, é uma intervenção delicada que visa melhorar a estética e, em alguns casos, a função respiratória do nariz.
Entender o seu tipo de nariz é fundamental para garantir que os objetivos da cirurgia sejam alcançados de maneira satisfatória.
O primeiro passo para descobrir o seu tipo de nariz é realizar uma análise detalhada com um cirurgião plástico especialista em Rinoplastia. Durante a consulta inicial, o médico irá avaliar diversos aspectos do seu nariz, incluindo sua forma, tamanho, simetria, proporções em relação ao restante do rosto, espessura da pele, gênero e até mesmo altura do paciente.
Além disso, será discutido o seu histórico médico, suas expectativas em relação à cirurgia, pré e pós operatório, repouso, restrições e quaisquer preocupações específicas que você possa ter.
Existem diferentes tipos de narizes e cada um exige abordagens específicas durante a Rinoplastia. Esse tipo de conhecimento anatômico somente um profissional com muita experiência e estudo dedicado ao tema possui.
Alguns dos tipos de narizes e suas características mais comuns são:
Nariz arrebitado: caracterizado por uma ponta nasal elevada e proeminente.
Nariz aquilino: apresenta uma protuberância no dorso nasal.
Nariz bulboso: com uma ponta nasal arredondada e alargada.
Nariz achatado: com uma ponte nasal baixa e uma aparência achatada.
Nariz pontudo: caracterizado por uma ponta nasal grande e fina.
Nariz largo: apresenta narinas mais amplas e uma ponte nasal larga.
Nariz assimétrico: apresenta assimetria entre os lados direito e esquerdo do nariz.
É possível ainda que o paciente tenha mais uma dessas características, portanto cada nariz é único, mesmo que sejam parecidos. Uma pessoa não pode por exemplo, tomar como expectativa a foto de uma celebridade ou de algum amigo que realizou o procedimento pois seus resultados, assim como sua anatomia são singulares.
Depois de identificar o tipo de nariz e discutir seus objetivos estéticos com o cirurgião plástico, será desenvolvido um plano de tratamento personalizado para atender às suas necessidades específicas.
Isso pode incluir a redução ou aumento do tamanho do nariz, a correção de assimetrias, o refinamento da ponta nasal e a melhoria da proporção facial geral ou da associação a procedimento funcional para melhoria da respiração.
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em Rinoplastia, Blefaroplastia, Brow Lift, Facelift, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!