Quando tratamos de cirurgias plásticas combinadas, uma das associações, famosas “dobradinhas” muito comum é rinoplastia + inclusão de prótese de silicone nos seios, mas independente da região do corpo a ser operada a cirurgia combinada é vantajosa principalmente no que se refere ao período de recuperação pós-cirúrgico.
Escolhida pelo paciente muitas vezes para otimizar o tempo, aproveitar um período de férias do trabalho ou estudos, antes de uma viagem marcada, ou apenas para que o retorno as atividades normais seja mais rápido. Além de menos indolor e desconfortável, já que o paciente não terá que se submeter a dois procedimentos seguidos e nem terá que passar por outra anestesia.
Outro ponto benéfico para o paciente em realizar as cirurgias combinadas é o fator econômico, ao se levar em consideração valores de equipe médica, internação no hospital e anestesista que serão reduzidos, sem falar em remédios e produtos que o paciente tenha que comprar para uso pré e pós-cirurgia.
Ganha-se também financeiramente em realizar apenas uma consulta de pré-operatório, com avaliação para dois procedimentos. As vantagens emocionais para o paciente se apresentam como outro fator positivo das cirurgias combinadas em ganho de autoestima, realização da vontade de ter o corpo idealizado e redução do tempo de estresse pós-cirúrgico ao realizar na mesma data as duas cirurgias desejadas.
Zelando sempre pela segurança e bem estar do paciente, o médico deve, de maneira ética, informar que não são todas as cirurgias estéticas que podem ser combinadas, em razão também do tempo de cirurgia, por exemplo, dois procedimentos longos não combinam para realização associada, como a mamoplastia redutora + abdominoplastia com lipoaspiração.
O estado de saúde do paciente deve estar bom, comprovado por meio de exames antes da cirurgia.
Na associação da rinoplastia + inclusão de prótese de silicone, por exemplo, o tempo de cirurgia de ambas não é exagerado, juntas contabilizam entre quatro e cinco horas de cirurgia, uma combinação segura para o paciente.
Vale ressaltar que cada cirurgia tem as suas restrições de pós- operatório, as quais são bem esclarecidas em consulta médica e devem ser respeitadas visando o melhor resultado possível do procedimento. O paciente deve sempre buscar um profissional sério e capacitado para realizar qualquer cirurgia estética.