Muitos pacientes que procuram as cirurgias plásticas temem ficar com cicatrizes muito aparentes e que isso comprometa os resultados tão almejados, mas no caso da Blefaroplastia, você não precisa ter essa preocupação!
Confira o texto e saiba mais sobre a correção estética das pálpebras!
A cirurgia de Blefaroplastia é um procedimento estético realizado com a finalidade de rejuvenescer o olhar, removendo a flacidez e excesso de pele de pálpebras, bem como o volume que se forma abaixo dos olhos, as famosas bolsas.
Esse excesso de pele nas pálpebras e as bolsas de gordura abaixo dos olhos tornam o rosto muito envelhecido, com aspecto cansado, traços em desarmonia e prejudicam muito a autoestima de quem é acometido por essa situação.
Não somente pessoas em idade avançada podem ser indicadas para a Blefaroplastia, mas pessoas jovens também podem ser acometidas por queixas estéticas sobre as pálpebras.
Como são as cicatrizes da Blefaroplastia?
A partir do primeiro mês após a cirurgia, o inchaço residual já regrediu e a cicatrização está bem avançada, nesse período o paciente já pode perceber bastante os resultados. Claro que sempre devemos considerar que cada organismo reage de formas diferentes, podendo precisar de cerca de 3 meses em alguns casos para evidenciar resultados finais.
Durante esses meses iniciais a recomendação do cirurgião plástico é evitar sol direto no rosto, para que isso não prejudique as cicatrizes e nem manche a pele do paciente.
Atualmente com o uso das técnicas cirúrgicas avançadas, inclusive cortes a laser, por um cirurgião plástico experiente e com muito conhecimento de anatomia facial, as cicatrizes da Blefaroplastia são quase imperceptíveis.
A localização das incisões também contribui para que as cicatrizes sejam muito discretas. Quando a Blefaropalstia é realizada nas pálpebras superiores, os cortes são feitos no sulco palpebral e quando a Blefaroplastia é inferior, para remoção de bolsas de gordura abaixo dos olhos, as cicatrizes ficam disfarçadas pela linha dos cílios inferiores.
Alguns outros cuidados devem ser tomados para garantir uma boa cicatrização, assim como em qualquer cirurgia, por exemplo:
- Não coçar os olhos ou esfregar;
- Não dormir com o rosto virado encostado nos travesseiros durante os primeiros dias após a cirurgia;
- Usar compressas frias para ajudar a desinchar e atenuar equimose (manchas roxas);
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, blefaroplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!