A Blefaroplastia é uma cirurgia estética, realizada na região das pálpebras inferiores e superiores. Esse procedimento trata sinais de envelhecimento, como flacidez, excesso de pele e bolsas de gordura, deixando o olhar rejuvenescido.
Se você se interessa por essa cirurgia, confira o texto, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre a Blefaroplastia!
Para quais pacientes a Blefaroplastia é indicada?
A cirurgia de Blefaroplastia costuma ser indicada para pacientes com queixas relacionadas ao caráter estético ou funcional das pálpebras. Não existe uma faixa etária específica, mas é geralmente realizada por pacientes com idade acima de 30 anos.
Costuma ser indicada para resolução de:
– Flacidez e pele em excesso na região das pálpebras;
– Bolsas de gordura localizadas na pálpebra inferior;
– Ptose, uma condição em que há queda da pálpebra por fraqueza muscular;
– Pseudoptose palpebral, nesse caso o que ocorre é a queda da pálpebra superior, mas em decorrência do excesso de pele na região.
Como é a recuperação da Blefaroplastia?
Após avaliação com o cirurgião plástico, o paciente é instruído sobre quais exames são necessários e a Blefaroplastia só será realizada com o seu bom estado de saúde comprovado. Para esse procedimento geralmente é aplicada a anestesia local ou geral, isso depende se haverá associação de outras cirurgias.
A Blefaroplastia tem um tempo cirúrgico reduzido, por volta de uma hora à uma hora e meia, então possui excelente associação com outras cirurgias plásticas como a Rinoplastia, por exemplo. O olhar rejuvenescido complementa o resultado da Rinoplastia, deixando o rosto mais harmônico e bonito.
A recuperação da Blefaroplastia é bem tranquila, podendo haver manchas roxas e inchaço na área dos olhos, isso é totalmente normal. A recomendação é fazer compressas frias de soro fisiológico para redução desse quadro. Sessões de drenagem linfática também podem auxiliar no pós-operatório.
Deve ser evitada também a exposição solar, utilizando óculos escuros ao sair de casa, bem como o ato de esfregar os olhos. Após uma semana o paciente já pode retornar à sua rotina de trabalho ou estudos e após um mês os resultados já são muito satisfatórios e houve grande redução do inchaço.
Os pontos são removidos após uma semana em média. Os efeitos são muito significativos quanto ao rejuvenescimento, aparência de olhar mais desperto, além disso, as cicatrizes são tão discretas que ficam imperceptíveis nas dobras da pele ou na linha dos cílios.
Leia Mais: Blefaroplastia a laser: conheça este método
Como é o antes e depois da Blefaroplastia?
Uma das dúvidas mais frequentes dos pacientes que buscam uma cirurgia plástica diz respeito ao antes e depois. Entendemos que os pacientes desejam ver fotos e comparar resultados, almejando o dia em que também irão realizar o tão sonhado procedimento.
Como em outras cirurgias, não é permitido que o cirurgião plástico ou a clínica realizem a divulgação de fotos de antes e depois dos pacientes de Blefaroplastia. Essa é uma orientação do Conselho Federal de Medicina (CFM), órgão que norteia a conduta dos médicos no país.
O descumprimento dessas diretrizes demonstra caráter antiético do profissional e pode levar o paciente a ter expectativas irreais. Cada caso deve ser tratado de forma individualizada e será feito em cirurgia o que for mais harmônico, considerando a anatomia de cada paciente.
Leia Mais: Principais dúvidas sobre Blefaroplastia
.
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de 30 anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, blefaroplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!