A cirurgia plástica nasal ou Rinoplastia é um dos procedimentos estéticos mais procurados em todo o mundo.
Muitas pessoas desejam modificar a forma do nariz, entre os incômodos mais comuns com a aparência nasal estão o tamanho e largura.
A Rinoplastia pode afinar o nariz, reduzir seu tamanho e torná-lo mais harmônico ao rosto, mas não somente isso, ela vai muito além. Por essa razão, é comum que os pacientes confundam os conceitos de Rinoplastia e Alectomia.
Confira o texto e saiba a diferença entre esses procedimentos!
A Alectomia e a Rinoplastia não são a mesma cirurgia, na verdade, são procedimentos estéticos cirúrgicos distintos. No entanto, ambos estejam relacionados a modificação da forma do nariz e podem ser realizados em conjunto, dependendo das expectativas do paciente e da indicação do cirurgião plástico.
Conheça a diferença entre esses procedimentos:
O que é Alectomia?
A Alectomia é um procedimento cirúrgico que se concentra especificamente na redução do tamanho das narinas, deixando-as menos largas e assim mais harmônicas ao nariz e rosto.
Melhora a estética e autoestima do paciente, mas caso exista outra queixa em relação ao nariz, essa cirurgia não é capaz de corrigir. A Alectomia é apenas uma das técnicas realizadas pela Rinoplastia e não altera outras partes significativas da estrutura nasal.
A Alectomia pode ser realizada sob anestesia local, já que o cirurgião plástico irá realizar incisões apenas na cartilagem nasal. As cicatrizes são muito discretas e localizadas entre as narinas, na columela e nas laterais do nariz.
É muito importante que seja realizada por um cirurgião plástico experiente e especialista em rinoplastia, pois a redução excessiva das narinas pode prejudicar a respiração.
Problemas estéticos também podem ocorrer, pois a ponta nasal não será alterada e permanece volumosa, o que pode incomodar o paciente.
A indicação deve ser feita apenas pelo cirurgião plástico, que pode optar por outras técnicas para melhorar o resultado do novo nariz.
O que é a Rinoplastia?
A Rinoplastia é um procedimento cirúrgico mais abrangente e versátil que envolve a remodelação do nariz como um todo.
Ela pode incluir Alectomia, mas também pode abordar outras áreas do nariz, como a elevar a ponta nasal ou corrigir o dorso, dependendo dos objetivos do paciente.
A Rinoplastia é realizada para melhorar a estética facial, corrigir deformidades congênitas ou adquiridas, melhorar a função respiratória ou uma combinação de todos esses fatores.
É uma cirurgia personalizada e pode ser altamente complexa, exigindo um cirurgião plástico altamente capacidade.
A Rinoplastia é geralmente realizada sob anestesia geral, já que a parte óssea nasal será acessada na maioria das vezes, pelo cirurgião plástico para dar a forma adequada ao nariz.
A modificação proporcionada pela Rinoplastia é mais completa e por isso a complexidade desse procedimento é maior. Pode ser associada a correções funcionais, como desvio de septo que também afeta a estrutura do nariz além da respiração.
Os resultados de uma Rinoplastia bem executada são incríveis e transformadores, elevando autoestima, confiança e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em Rinoplastia, Blefaroplastia, Brow Lift, Facelift, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!