A recuperação no pós-operatório de uma Rinoplastia

Rinoplastia: Tudo sobre o procedimento

Uma das grandes dúvidas  entre os pacientes que acabaram de passar por uma Rinoplastia ou que tem interesse nessa cirurgia plástica é em relação ao  pós-operatório. Se essa também é a sua dúvida, confira o texto!

A cirurgia de rinoplastia tem grande potencial embelezador, melhorando muito a autoestima e também a qualidade de vida dos pacientes, por isso mesmo ela é uma das mais procuradas entre as cirurgias plásticas. Aos que buscam por esse procedimento, algumas dúvidas comuns dizem respeito à alta médica, ao pós-operatório, recuperação e retorno às atividades.

Esse período de recuperação depende além do trabalho do cirurgião plástico especialista em rinoplastia, mas também do comprometimento do paciente em seguir corretamente as orientações médicas.

As narinas são a área que mais demoram para desinchar e cicatrizar após qualquer procedimento. A sensibilidade faz com que sejam tomados mais cuidados para se recupere mais rapidamente. São dicas simples e que, seguidas à risca, proporcionam uma recuperação mais rápida e tranquila.

O pós-operatório de rinoplastia não tem dor

Antes, é preciso reforçar que o procedimento não é doloroso. Mas, é preciso explicar sobre o inchaço pós-cirurgia. Internamente, o tempo em que o nariz reabsorve o edema é lento e isso acontece na grande maioria das vezes. O tempo de regressão costuma ser de dois meses.

O uso de compressas geladas e de sessões de drenagem, combinadas com o uso a higiene adequada do nariz podem acelerar o fim do inchaço. Caso o paciente sinta algum incômodo, pode tomar analgésicos simples prescritos pelo cirurgião plástico.

Repouso absoluto e alimentação no Pós-operatório de rinoplastia

Para se recuperar da Rinoplastia, o paciente deve ficar totalmente em regime de descanso por pelo menos sete dias. Nos primeiros dias após a cirurgia o indicado é que faça a ingestão de alimentos que facilitem a mastigação, em temperatura fria. Depois destes sete dias, o indivíduo já pode ser liberado para retornar ao trabalho ou estudos.

Atividade física
Por volta de 2 meses após o procedimento, o paciente já pode ser liberado para fazer suas atividades físicas com regularidade, desde que em intensidade moderada. Também é liberado o uso de óculos, porque o nariz já poderá receber o peso da armação sem danificar a estrutura. Atividades que possam causar traumatismo nasal devem ser evitadas.

Raios solares
No primeiros dois meses pós-operatório, é recomendado evitar-se a exposição aos raios solares, tanto para evitar o aumento do inchaço, quanto para diminuir a chance de aparecimento de manchas na pele.

A recuperação final pode durar até 2 anos em peles mais grossas e 1 ano para pacientes de pele mais fina. Isso se deve pelo tempo em que a estrutura do nariz demorará para ficar fortalecida, porque as camadas dos tecidos que recobrem o órgão se acomodam e cicatrizam definitivamente.

 

O Dr. Iran Sanches  é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

Picture of  Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Picture of  Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?