Rinoplastia e desvio de septo: Como saber quando operar?

Rosto de uma mulher de cabelos pretos com as mãos de um médico avaliando desvio de septo

O desvio de septo nasal é uma condição bem comum que afeta muitas pessoas em todo o mundo, em níveis diferentes de gravidade.

A Rinoplastia além da correção da estética do nariz, também corrige o desvio de septo e melhora a respiração.

Confira o texto e saiba mais sobre quando é indicado associar esses procedimentos!

O que é o desvio de septo?

O septo nasal é a estrutura que separa as duas narinas, e um desvio pode ocorrer quando essa estrutura não está centralizada, causando obstruções nas passagens nasais.

 Essa condição pode ser congênita, ou seja, presente desde o nascimento, ou adquirida devido a lesões ou traumas no nariz. O desvio de septo pode levar a uma série de questões:

– problemas respiratórios;

– desconforto;

 – ronco;

– apneia do sono;

 – sinusite recorrente;

– nariz visualmente torto.

médico analisando nariz para rinoplastia

Rinoplastia e desvio de septo

A Rinoplastia, por sua vez, é uma cirurgia plástica realizada para alterar a forma ou a função do nariz. Embora muitas pessoas a procurem a por razões estéticas, como melhorar a aparência do nariz, ela também pode ser realizada para corrigir problemas funcionais, como o desvio de septo.

Nesse caso, a cirurgia é conhecida como rinoplastia funcional, uma abordagem cirúrgica que visa corrigir o desvio de septo nasal e questões que afetam a respiração.  

 Durante o procedimento, o cirurgião pode realinhar o septo nasal, remodelar o osso e a cartilagem para melhorar o fluxo de ar nas passagens nasais.

Isso não apenas resolve os problemas respiratórios associados ao desvio de septo, mas também pode proporcionar melhorias estéticas, uma vez que o nariz é frequentemente reconfigurado para se adequar à nova estrutura.

A Rinoplastia Funcional é realizada sob anestesia geral e geralmente envolve pequenas incisões internas no nariz, o que minimiza as cicatrizes visíveis.

Pacientes que sofrem com o desvio de septo podem experimentar uma notável melhoria de qualidade de vida, principalmente na sua capacidade de respirar pelo nariz após a cirurgia.

É fundamental que os pacientes consultem um cirurgião plástico qualificado e experiente, (especialidade em Rinoplastia e que tenha conhecimento sobre questões funcionais e apoio de um otorrinolaringologista em sua equipe) para avaliar suas necessidades específicas e determinar a melhor abordagem para o seu caso.

O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em Rinoplastia, Blefaroplastia, Brow Lift, Facelift, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.

Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!

Picture of  Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Picture of  Dr. Iran Sanches

Dr. Iran Sanches

Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica

Dr. Iran Sanches - CRM – 64705 | Cirurgia Geral RQE – nº 13043 | Cirurgia Plastica RQE – nº 13401

Formado em Medicina em 1987 pela Universidade Federal do Paraná, concluiu residência de Cirurgia Geral credenciada e reconhecida pelo MEC em 1989 e em Cirurgia Plástica em 1992, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Já em 1992 foi aprovado em exames de provas e de curriculum, tendo recebido Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, registrado pelo CREMESP, e pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1996 realizou curso de Cirurgia Plástica na New York University e no Manhattan Eye, Ear & Throat Hospital.

Em 2003 cursos no Mount Vernon Hospital, Northwood e no St. Thomas Hospital em Londres. Em 2012 no Lenox Hill Hospital em NY fellowship em cirurgia facial e foco em rinoplastia. Complementação da formação no Langone Medical Center da New York University.

Em 2016 ascensão a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com a apresentação do trabalho “Rinoplastia: Uma análise retrospectiva”. Esse trabalho científico é baseado na análise de 775 pacientes submetidos a Rinoplastia, entre 1993 e 2015, revelando importantes aspectos dessa casuística.

Anatomista convidado para ministrar vários cursos no MARC (Miami Anatomical Research Center) em anatomia associada a cirurgia facial e procedimentos faciais minimamente invasivos.

Participando com frequência de congressos científicos nacionais e internacionais, se mantem sempre atualizado com as últimas técnicas e procedimentos em Cirurgia Plástica, para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes, sempre dentro de altos critérios ético-científicos.

Saiba Mais
Facebook
LinkedIn

Siga-nos nos Instagram:

foto doutor iran sanches operando

Preencha os campos abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique em "Continuar" para aceitar e avançar.

Abrir Chat
Fale com o Dr. Iran Sanches
Olá! Como podemos te ajudar?