A Blefaroplastia é a cirurgia plástica que remove a pele em excesso das pálpebras, reduz bolsas de gordura abaixo dos olhos e reposiciona a pele da pálpebra, alinhando os cantos dos olhos.
Esse procedimento é realizado para rejuvenescer o olhar, retirar o aspecto cansado e triste, devolvendo autoestima e melhorando a qualidade de vida de quem se submete à ele.
Confira o texto e saiba mais!
Como a Blefaroplastia é realizada?
A cirurgia de pálpebras é feita com anestesia local e sedação, se realizada isolada ou anestesia geral, se for associada a outros procedimentos em que a extensão da intervenção for maior, assim como o tempo cirúrgico.
Em média, a Blefaroplastia leva cerca de 2 horas. Pode ser realizada nas pálpebras inferiores e superiores, assim como pode ser feita em ambas as pálpebras.
O método cirúrgico mais recente altera apenas o necessário nos olhos. As incisões devem ser muito precisas, só o excesso de pele deve ser removido, assim como só as bolsinhas de gordura abaixo dos olhos devem ser retiradas.
O paciente não deve ter medo de ficar com os olhos estranhos, entreabertos ou com dificuldade de piscar. A técnica mais conservadora, não permite também a aparência de olhos encovados, já que preserva a gordura necessária para manter a órbita jovem.
Quando a Blefaroplastia é feita por um especialista em cirurgia de pálpebras, muito experiente, os resultados são excelentes e trazem enorme benefício estético e para autoestima.
Não podemos esperar que todos os resultados sejam iguais e nos basear em antes e depois de outro paciente, pois os rostos divergem quanto à etnia, formato facial, idade, gênero.
O especialista em Blefaroplastia considera todos esses aspectos, juntamente com a expectativa do paciente e o que trará harmonia ao rosto. O canto dos olhos é alterado também, elevando a lateral do olhar.
O sucesso da cirurgia também depende do cuidado do paciente no pós-operatório!
A alta da Blefaroplastia ocorre no mesmo dia da cirurgia, dormir no hospital não é necessário, por isso fique tranquilo, você não ficartá no hospital mais que o necessário.
No pós-operatório, o paciente deve usar muitas vezes ao dia, compressas frias, que auxiliam a cicatrização e reduzem o inchaço das pálpebras. os olhos não devem ser esfregados e nem os pontos devem ser alterados sem a presença do cirurgião plástico.
O paciente não usa curativos cobrindo os olhos, somente alguns pontos que são removidos após sete dias em média. Nesse período inicial evitar exposição ao sol, uso de óculos de sol e filtro solar caso necessite sair de casa são essenciais.
Junto ao inchaço, a pele ao redor dos olhos forma alguma manchas roxas, chamadas de equimose, o que é comum, mas o sol pode acentuar as manchas e marcar a pele.
Filtro solar com cor próxima a da sua pele ou maquiagem já podem ser usados na primeira semana.
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, blefaroplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!