A cirurgia de blefaroplastia é a correção estética das pálpebras, pode ser feita nas pálpebras superiores, inferiores ou ambas.
Se você tem queixas com flacidez de pele nas pálpebras ou bolsas abaixo dos olhos, a Blefaroplastia pode lhe ajudar! Confira o texto e saiba mais sobre essa cirurgia!
Como é realizada a Blefaroplastia?
O cirurgião plástico irá realizar um pequeno corte no sulco da pálpebra superior, ou seja, a cicatriz ficará praticamente imperceptível escondida na dobra da pálpebra. Nesse caso ele está tratando a pálpebra superior.
Quando a correção é necessária na pálpebra inferior, ou seja, para remoção de bolsas de gordura, a incisão é feita rente à linha dos cílios, na região inferior. Nesse caso também mantendo cicatriz muito discreta.
Alguns pacientes, dependendo de quão avançado está o nível de envelhecimento facial, podem ter uma musculatura com grande perda de tonicidade. Para tratamento adequado dessa situação, o cirurgião plástico irá suturar essa musculatura e promover grande melhora na sustentação das pálpebras.
Os pontos e curativos são discretos, o paciente pode ter alta ainda no mesmo dia da realização da Blefaroplastia. A duração do procedimento é entre 1 a 2 horas, dependendo da sua associação com outros procedimentos ou da extensão das intervenções necessárias.
Pode ser realizada com anestesia local e leve sedação em muitos casos, o cirurgião plástico irá indicar a forma de anestesia mais segura para cada paciente.
Quais os cuidados básicos para um pós-operatório de Blefaroplastia?
Uma das orientações principais para uma rápida recuperação após Blefaroplastia é o uso de compressas frias. As compressas podem ser de soro fisiológico frio ou chá de camomila, aplicadas com uma gaze.
As compressas podem ser aplicadas várias vezes ao dia, isso reduz edema (inchaço) e equimose (manchas roxas) que são naturais após intervenção cirúrgica recente.
É importante ressaltar que a aplicação da gaze deve ser feita suavemente, pois qualquer atrito na região recém operada pode prejudicar o resultado da Blefaroplastia. O paciente não deve coçar ou esfregar os olhos, também se atentar ao dormir, para não colar o rosto ao travesseiro.
A recuperação é muito rápida, o paciente já pode voltar a sua rotina de trabalho após 1 semana, se necessário pode usar óculos escuros para esconder manchas roxas ou amareladas na face.
Por certo tempo após a cirurgia, cerca de 60 dias, é recomendável evitar o sol, para que a pele não sofra com manchas permanentes. Ambientes quentes também podem favorecer o inchaço, se houver necessidade de exposição, sempre use chapéu com aba comprida para cobrir bem o rosto.
Seguindo orientações médicas corretamente, o resultado da Blefaroplastia será maravilhoso. Olhar mais jovem, aparência mais descansada, rosto harmonioso e autoestima resgatada!
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, blefaroplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!