A condição do desvio de septo é bem comum e pode até mesmo não apresentar sintomas, porém em casos mais acentuados o desvio traz uma série de incômodos e se reflete na estética do nariz, deixando-o desalinhado.
Se essa é a sua queixa, confira o texto e entenda mais sobre a correção do septo e como isso melhora a aparência do nariz.
Quais incômodos o desvio de septo pode causar?
O septo se localiza internamente bem no centro do nariz, formado por tecidos ósseos e cartilaginosos, que fazem uma separação entre as narinas. A posição correta do septo é reta, mas é bem comum que ele possua algum nível de desvio.
Em casos em que esse desvio é muito grave o paciente pode apresentar diversas queixas como quadros de sinusite, sensação de nariz obstruído, respiração dificultada ao realizar atividade física e até mesmo ao dormir.
Além disso, o desvio das estruturas internas do nariz podem se refletir na parte externa do nariz e este se apresentar torto, o que causa enorme insatisfação estética e baixa autoestima.
Para quem a rinosseptoplastia é indicada?
A cirurgia de correção de desvio de septo por si só não altera a aparência do nariz, mas ao ser alinhada com a Rinoplastia, temos a cirurgia de Rinosseptoplastia, que corrige tanto a parte estética como a funcional.
Esse procedimento pode ser realizado tanto otorrinolaringologista como pelo cirurgião plástico, especialista em Rinoplastia, ou por uma atuação conjunta desses profissionais.
A melhor indicação é que os pacientes realizem após a formação óssea estar finalizada, o que geralmente ocorre após a adolescência. Em meninas mais cedo, por volta dos 15 anos e em meninos mais tarde, por volta de 17 anos.
Para que o paciente seja liberado para essa cirurgia é necessária avaliação médica por exames laboratoriais e eletrocardiograma, para atestar uma boa saúde, bem como tomografia dos seios da face para avaliar a parte interna do nariz corretamente.
A anestesia mais indicada e segura é a geral para a cirurgia de Rinosseptoplastia, o procedimento dura entre 2 a 3 horas, sempre em ambiente hospitalar bem equipado.
O paciente se beneficia de um único pós-operatório, uma recuperação e único período de afastamento das atividades. O reposicionamento das estruturas nasais melhoram a respiração e deixam o nariz mais proporcional aos traços faciais, realçando a beleza e devolvendo autoestima.
Uma condição frequentemente associada ao desvio de septo é a hipertrofias de cornetos, essa correção se chama turbinectomia e também pode trazer enorme melhoria na qualidade de vida das pessoas.