Um incômodo bastante comum em relação à estética é a presença de gordura localizada logo abaixo do queixo. Conhecida como papada ou queixo duplo, essa condição traz bastante descontentamento e baixa autoestima, pois prejudica a harmonia do contorno rosto/pescoço.
Se você tem essa queixa, confira o texto e saiba qual o procedimento mais adequado para tratar a papada!
Possuir certo nível de gordura submentoniana (embaixo do mento ou queixo) é normal, mas em algumas pessoas isso pode se agravar e trazer um incômodo grave.
As razões mais frequentes para o surgimento dessa gordurinha na região da papada são:
– fatores genéticos: Mesmo pessoas de idade mais jovem, fisicamente ativas podem apresentar uma papada significativa, isso pode estar relacionado com tendência genética de seus pais ou familiares.
– flacidez devido ao envelhecimento natural: Conforme envelhecemos é normal que os tecidos, tanto pele como músculos, fiquem mais flácidos, isso contribui para o surgimento da papada.
– excesso de peso: Quando temos um ganho de peso, gordura nem sempre é distribuída no corpo de forma igualitária e tende a se acumular em algumas regiões, entre elas principalmente a barriga, flancos e a papada.
Agora que sabemos as causas, vem a pergunta principal:
Como tratar a papada?
Ter uma boa rotina de atividade física, alimentação balanceada e sem excessos em bebidas alcoólicas e cigarro, são itens que já sabemos serem essenciais para manter uma boa forma física.
Mas se mesmo seguindo todas essas recomendações, você ainda tem queixas sobre a gordura localizada abaixo do queixo, a solução é cirúrgica. Existem atualmente algumas técnicas para remoção dessa papada, entre elas as principais são a lipoaspiração de papada e a cervicoplastia.
– Lipoaspiração de papada: Esse método é mais indicado para pessoas que não possuem segundo o ponto de vista do cirurgião plástico, uma grande flacidez ou não possuem nenhuma flacidez, somente pequena quantidade de gordura.
A gordura em excesso é aspirada pelo cirurgião plástico através de cânulas, esse processo tem duração de cerca de 1 hora e o paciente pode ter alta no meso dia. Anestesia leve com sedação pode ser usada nesse caso.
Após a cirurgia, é necessário usar uma faixa para compressão do pescoço, por cerca de 2 semanas. Drenagens linfáticas são ótima opção para acelerar a recuperação e diminui o inchaço.
Frequentemente associada a Rinoplastia, a lipoaspiração de pescoço ou de papada é muito satisfatória quanto a resultados, pois melhora muito o delineamento do perfil. Rejuvenesce a aparência do paciente, harmonizando e valorizando o formato do novo nariz.
– Cervicoplastia: Essa cirurgia plástica é mais indicada para pacientes que necessitam reposicionar pele e musculatura, com grau de flacidez mais elevado. Geralmente pessoas de idade mais avançada são bastante beneficiadas dessa técnica.
Trata-se de uma cirurgia um pouco mais demorada, entre 3 a 5 horas, dependendo de qual técnica de rejuvenescimento facial está sendo associada a ela. O face lift é a associação mais comum, pois trata de forma completa os sinais de envelhecimento do rosto.
Durante a cervicoplastia, o cirurgião plástico ira acessar uma musculatura denominada plastima, pode ser necessário também realizar a aspiração de gordura na região.
As cicatrizes da cervicoplastia são muito discretas, principalmente pela sua localização abaixo do queixo. A anestesia nesses casos costuma ser geral, por se tratar de uma cirurgia de maior porte.
A escolha entre a cervicoplastia e a lipoaspiração de pescoço é feita após indicação do cirurgião plástico do que é melhor para o caso e de quais resultados o paciente almeja.
Lembrando sempre que nem mesmo a lipoaspiração, um procedimento pequeno e seguro, não deve ser feito em consultório. Toda cirurgia plástica deve ser feita em ambiente hospitalar, com aparato técnico e corpo clínico qualificado para garantir a sua segurança e eficiência dos resultados.
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!