Sabemos que esse momento de pesquisa, primeira consulta e pré-operatório gera bastante ansiedade e dúvidas para quem sonha com a Rinoplastia. Pensando nisso, preparamos um texto com algumas situações que você deve evitar para garantir uma Rinoplastia com resultados excelentes! Confira!
O principal erro de quem deseja uma Rinoplastia é não escolher com cautela o cirurgião plástico.
Escolher um profissional sem experiência, qualificações adequadas, sem reputação idônea e conduta ética pode representar um grande risco para sua tão almejada Rinoplastia e também para sua segurança. Fique atento!
O cirurgião plástico leva muitos anos para se aperfeiçoar, a Rinoplastia é a última cirurgia que o médico estuda em sua formação de cirurgia plástica. O motivo para isso é a sua elevada complexidade, requer um extremo conhecimento da anatomia facial e bom senso estético.
É necessário obter o título de especialista em cirurgia plástica e ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP. Observe também outras informações sobre o médico, como cursos adicionais, anos de atuação nessa área e relatos de pacientes.
Agora que já esclarecemos a importância do profissional que irá realizar o procedimento, temos outras dicas de situações para tomar cuidado após a Rinoplastia.
A responsabilidade para alcançar resultados de excelência também é dividida com o paciente. As orientações para uma boa recuperação devem ser seguidas corretamente.
Dicas adicionais para evitar em uma Rinoplastia
Realizar atividade física intensa antes do período recomendado
Geralmente o repouso deve ser mais intenso na primeira semana, após a remoção do curativo o paciente já poderá dirigir automóveis e também retornar ao trabalho e aos estudos.
Quanto aos exercícios físicos, é necessário aguardar cerca de 2 meses para retornar. Só estarão liberados antes desse prazo atividades de intensidade leve com baixo impacto, como bicicleta, esteira e caminhada, assim evita-se aumento do inchaço residual da cirurgia.
Não fazer a higiene do nariz da forma adequada
A limpeza e umidificação do nariz após a Rinoplastia são essenciais para uma boa cicatrização e para redução do edema (inchaço). Essa higiene interna é feita com soro fisiológico, gaze e a umidificação por várias vezes ao dia deve ser feita com spray nasal.
Quanto a medicações, o paciente não deve ignorar os conselhos médicos. O cirurgião plástico também prescreve antibióticos para o pós-operatório, geralmente são necessários por 2 semanas, como uma medida de segurança. Como a rinoplastia não apresenta dor no pós-operatório, medicação analgésica simples pode ser indicada caso haja algum desconforto.
Deitar em posições inadequadas
É preciso ter bastante atenção na hora de dormir e nos momentos de repouso, o correto é deitar de barriga para cima com a cabeça um pouco elevada. As posições de bruços e de lado devem ser evitadas para que o edema não fique mais presente em um só local do nariz, prejudicando a sua nova forma.
.
Remover o curativo do nariz sozinho
O paciente deve cuidar do curativo (aquaplast), não molhar e nem tentar remover sozinho. Somente o cirurgião plástico pode realizar a remoção do curativo no primeiro retorno, 7 a 9 dias após a Rinoplastia.
Tomar sol sem nenhum cuidado
A exposição solar eleva a pressão sanguínea, que pode aumentar inchaço e também provocar sangramentos. A liberação para tomar sol é somente após 60 dias, nessa restrição também está incluso mormaço e ambientes muito quentes, até mesmo ao cozinhar.
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de 30 anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!