Se você está incomodado com os sinais de envelhecimento facial e está buscando pela cirurgia plástica de facelift, com certeza deve ter se deparado com várias dúvidas sobre esse procedimento.
Separamos os principais questionamentos sobre o facelift para lhe auxiliar nesse momento de pesquisa, confira!
Qual a idade ideal para realizar o facelift?
O facelift também é denominado de lifting facial ou ritidoplastia, indicado para pessoas que tenham grande queixa de flacidez, perda de tônus e volume faciais.
Em razão dessas condições o contorno facial fica prejudicado e desarmonioso ao longo dos anos, principalmente após os 45, 50 anos. Nessa faixa etária já é possível ter indicação para o facelift, tanto para homens como para mulheres.
O facelift é uma cirurgia plástica voltada ao rejuvenescimento facial completo e muito significativo, reestruturando o rosto. Essa indicação é feita pelo cirurgião plástico avaliando as queixas do paciente e qual a melhor técnica para cada caso.
Quais os benefícios o facelift promove?
O facelift pode ser realizado nos três terços da face, superior, médio e inferior, ou seja, abrange testa e sobrancelhas, bochechas, lábios e pálpebras inferiores, queixo e pescoço.
Entre os vários benefícios desse procedimento temos:
– Remoção da pele em excesso que apresenta flacidez;
– Pele e músculos faciais são reposicionados;
– Redução de rugas mais profundas e de vincos;
– Harmonia no contorno do rosto;
– Enorme ganho em melhoria na relação com autoimagem e autoestima;
– Mais qualidade de vida e satisfação.
O facelift deixa cicatrizes?
Um cirurgião plástico experiente e com muito conhecimento na realização do facelift pode proporcionar cicatrizes bem discretas ao paciente.
A disposição das incisões durante a cirurgia são estratégicas, realizadas na linha do início do couro cabeludo e acompanham as orelhas na região posterior e anterior. A sutura (ou seja, os pontos) é bem delicada para que as cicatrizes não fiquem marcadas e o resultado seja o mais natural possível.
Além dessas incisões na parte superior do rosto, podem ser necessárias incisões também no queixo, nesse caso a cicatriz se localiza de forma discreta na dobra natural do queixo.
Qual o período de repouso após o Facelift?
O paciente sai do hospital com faixas ao redor da cabeça onde as incisões foram realizadas, o repouso total é de pelo menos 1 semana, após esse período o cirurgião plástico irá remover os pontos do rosto.
O retorno a atividades de rotina são gradativas, a volta para exercícios físicos deve ser iniciada após o período de 30 a 60 dias, depende da indicação do cirurgião plástico. Já a exposição solar somente após 60 dias, pelo risco de manchar a pele que está em cicatrização.
Quanto tempo depois do Facelift é possível ver os resultados?
O Facelift é uma cirurgia bem extensa, pode ter duração de 3 a 5 horas em média, dependendo da extensão das alterações necessárias e se haverá associação com outros procedimentos, como a Blefaroplastia e Lipoaspiração de pescoço, por exemplo.
Os dias em que o paciente pode perceber o maior edema e equimose (inchaço e manchas roxas) são nos primeiros 14 dias. Essa situação se atenua com o passar do tempo, combinada ao repouso adequado, compressas frias de soro fisiológico e drenagem linfática, segundo orientações do cirurgião plástico.
Após 60 a 90 dias a modificação facial já é bem visível, mas o resultado final do facelift só é alcançado após o período de 6 meses.
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de 30 anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!