1. Existe a Rinoplastia Funcional
Muitas pessoas não sabem da possibilidade realizar a Rinoplastia Estética junto da correção de problemas como desvio de septo e também hipertrofia de cornetos. Nesses casos a indicação é a Rinoplastia Funcional, assim através da cirurgia a respiração e aparência do nariz são beneficiadas.
A Rinoplastia Estética tem objetivo de trazer melhorias de caráter somente estético, voltado a tornar o nariz mais bonito, equilibrado com as outras proporções da face, trazendo mais simetria.
A Rinoplastia Funcional além dessas modificações na aparência, corrige queixas relacionadas à dificuldade respiratória, uma das correções mais comuns é a de desvio de septo.
Muitas pessoas possuem algum grau de desvio de septo, não sendo necessária correção em todos os casos, mas quando o desvio é muito acentuado impede a passagem correta de ar pelas narinas. O crescimento exagerado dos cornetos nasais também pode dificultar a respiração e a cirurgia corretiva desse quadro pode ser parte da Rinoplastia Funcional.
2. A técnica mais moderna atual é a Rinoplastia Preservadora
As técnicas de cirurgia estética se modificaram e evoluíram muito ao longo dos anos, os cirurgiões plásticos procuram sempre proporcionar os melhores efeitos nos procedimentos, com caráter cada vez menos invasivo.
Quanto à Rinoplastia, o método mais moderno utilizado atualmente é Rinoplastia Preservadora. Através dessa técnica o cirurgião plástico consegue alcançar mais naturalidade nos resultados, a intervenção é bem menos agressiva.
Outros grandes benefícios da Rinoplastia Preservadora são mais comodidade e maior segurança aos pacientes, por ser menos invasiva não deixa nenhum tipo de cicatriz.
3. A Rinoplastia é uma cirurgia muito complexa
A Rinoplastia é uma cirurgia de elevado nível de complexidade, requer uma curva de aprendizado muito longa para o cirurgião plástico. É a última das cirurgias que o cirurgião plástico realiza e treina durante seu período de formação por ser a mais complexa de todas.
Deve ser realizada sempre em ambiente hospitalar com um cirurgião plástico especialista e com muita experiência, com suporte de equipe médica e anestesia de ponta, a fim de assegurar os melhores resultados estéticos e a segurança do paciente.
Existe uma enorme variação de anatomia, sobretudo na população brasileira, isso se reflete nos vários tipos de narizes. O tipo de nariz é considerado um dos fatores que podem elevar a complexidade da Rinoplastia, bem como espessura da pele, cicatrização, queixas funcionais, cirurgias anteriores e tecido cicatricial.
4. O resultado da Rinoplastia é individualizado
Não existe um modelo padrão de nariz que atenda todos os pacientes, pois cada nariz é único. Não é possível ter um nariz igual ao de uma celebridade ou de um amigo, por exemplo. Como mencionamos anteriormente, os tipos de nariz são variados e cada paciente tem queixas e expectativas próprias.
Os bons resultados, aqueles mais naturais e harmônicos o cirurgião plástico alcança priorizando individualização. O tipo de nariz mais adequado é o que vai entrar em harmonia e naturalidade com o rosto do paciente e esses são os resultados mais esperados.
A plástica ideal é aquela em que o paciente faz e todos percebem que ela está com aparência mais bonita, mas não vão identificar que foi realizada uma Rinoplastia.
5. O nariz é o centro do rosto e um local de muito impacto visual e potencial de embelezamento
Dentre as cirurgias plásticas a Rinoplastia tem o maior potencial de embelezar uma pessoa. Devido ao nariz ser o terço médio da face, localizado bem no centro, é ele quem vai dar toda a beleza, leveza e harmonia para a face.
Com algumas modificações no nariz, desde que feitas por um cirurgião plástico especialista em Rinoplastia, já é possível perceber resultados belos, harmônicos e até rejuvenescedores.
Queixas comuns relacionadas ao nariz como ponta caída, tamanho avantajado, ponta grossa, narinas largas, giba nasal saliente podem ser corrigidas pela Rinoplastia.
O ideal é sempre respeitar a etnia e traços faciais do paciente, pois a beleza se evidencia pelo equilíbrio das medidas dos terços faciais, superior (testa e sobrancelhas), médio (olhos, pálpebras, nariz e maçãs do rosto), e inferior (boca, queixo, mandíbula e bochechas).
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de 30 anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!