As pessoas que sonham em se submeter à cirurgia de Rinoplastia costumam pesquisar tudo que envolve o procedimento. Isso auxilia o planejamento e também proporciona mais segurança nessa decisão.
Se esse também é o seu objetivo no momento, muitas dúvidas sobre o pós-operatório devem estar passando pela sua cabeça, certo? O inchaço que ocorre após qualquer intervenção cirúrgica pode ser um desses questionamentos.
Existem algumas formas de minimizar essa situação no pós-operatório de Rinoplastia, uma delas é a Drenagem Linfática. Para realização da Rinoplastia o cirurgião plástico precisa acessar as estruturas internas do nariz, entre elas as camadas de pele onde o sistema linfático está presente.
Por essa razão temos a nomenclatura de Drenagem Linfática, pois é realizada para ativar a circulação desse sistema. Esse procedimento pode ser associado e potencializado também com aplicação de compressas frias de soro fisiológico no rosto.
A Drenagem Linfática atua na cicatrização e melhora a circulação do sangue na região, desinchando a área, isso auxilia seu pós-operatório e torna sua recuperação bem menos demorada.
O paciente pode realizar a Drenagem Linfática de forma mais simplificada sozinho, seguindo as orientações do cirurgião plástico. Também pode buscar uma fisioterapeuta especializada em drenagens de pós-operatório de Rinoplastia.
Leia Mais: Quais os benefícios da Drenagem Linfática no pós operatório
É importante que durante a drenagem o curativo do nariz não seja tocado de forma alguma, pois ele só pode ser removido após 7 a 9 dias. A Drenagem já pode ser realizada no dia seguinte da Rinoplastia.
Outra boa dica para reduzir o inchaço do nariz é manter a cabeça elevada, sobretudo ao dormir na primeira semana de pós-operatório. O paciente deve evitar a posição de bruços e dormir de lado.
O ideal também é que o paciente evite ambientes muito quentes, exposição solar e até mesmo o mormaço. O calor aumenta o inchaço, podendo prejudicar o formato do nariz e o sol agindo na pele arroxeada após a cirurgia pode causar manchas permanentes.
Os dois primeiros dias após a Rinoplastia costumam ser os de maior edema, ou seja, inchaço. Ao longo da recuperação poderão ter dias em que o nariz está mais ou menos inchado, isso é totalmente normal.
Leia Mais: Pré e pós operatório de Rinoplastia
O resultado da Rinoplastia logo após a cirurgia já mostra uma enorme diferença, mas sua forma final só é vista após 1 ano de sua realização, em peles mais grossas pode levar até 2 anos.
Todas essas orientações devem ser passadas pelo especialista em Rinoplastia que irá realizar o seu procedimento. Busque um profissional com experiência e de sua confiança, assim poderá garantir sua segurança e a realização dessa mudança tão aguardada.
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!